AVALIAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA EM PARAGOMINAS E ULIANÓPOLIS-PA, UTILIZANDO DADOS DO PROJETO TERRACLASS

Conteúdo do artigo principal

Larissa Melo de Sousa
Marcos Adami
Aline Maria Meiguins de Lima
Wilson Fernandes Ramos

Resumo

As mudanças de uso e cobertura da terra são apontadas por vários estudos como causadoras de danos ambientais à medida que a floresta é convertida a outros usos. O presente trabalho tem por objetivo analisar as dinâmicas de transições de uso e ocupação da terra em Paragominas e Ulianópolis. Foram quantiï¬cadas e mapeadas classes de uso e cobertura da terra fornecidos pelo Projeto TerraClass para os anos de 2004, 2008, 2010 e 2012, posteriormente, foram efetuadas as análises das dinâmicas e realizadas comparações entre os mapeamentos. Os resultados apontaram que grande parte da área de floresta foi convertida para agricultura e pastagem. Em Paragominas, a agricultura anual apresentou no ano de 2012 um acréscimo de 2,62% em relação a 2004, passando de 1,19% para 3,81%, período em que a classe praticamente triplicou a sua área e grande parte do incremento na agricultura se deu sobre as áreas de pasto (66%), vegetação secundária (14%) e floresta (8%). Em Ulianópolis, a agricultura anual teve sua área mais que dobrada em 2012, passando de 2,81% em 2004 para 6,30% em 2012 e o incremento se deu pelo avanço sobre as áreas de pasto (56%) e floresta (17%). Conclui-se que grande parte das áreas de floresta foram convertidas para vegetação secundária, agricultura anual e pasto. Do total de incremento da área de agricultura, 66% em Paragominas e 56% em Ulianópolis, foi originário da classe de pasto. Portanto, as dinâmicas das classes estão baseadas na agricultura e pecuária como variáveis na matriz econômica dos municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DE SOUSA, L. M.; ADAMI, M.; DE LIMA, A. M. M.; RAMOS, W. F. AVALIAÇÃO DO USO E COBERTURA DA TERRA EM PARAGOMINAS E ULIANÓPOLIS-PA, UTILIZANDO DADOS DO PROJETO TERRACLASS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n3-44339. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44339. Acesso em: 3 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Larissa Melo de Sousa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2013). Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (2016). Doutorado em andamento em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Especialização em andamento em Gestão Ambiental e Manejo de Paisagens pela Universidade Federal do Pará

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)