BALANÇO DE RADIAÇÃO EM ÁREAS DE EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DE SÃO PAULO COM USO DE DADOS ORBITAIS MODIS/AQUA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O conhecimento do balanço de radiação e seus componentes é fundamental na estimativa das perdas de água por superfícies vegetadas, sendo, dessa forma, útil para o planejamento de atividades agrícolas, como o cultivo da cana-de-açúcar. Este estudo teve como objetivo estimar, a partir de dados MODIS/Aqua com base no modelo SEBAL, o albedo e os fluxos de energia superficiais no estado de São Paulo em duas datas (23/08/2006 e 16/08/2007) e avaliar o comportamento do balanço radiativo da superfície em áreas de expansão da cana-de-açúcar nos anos-safra 2006/2007 e 2007/2008. Para a implementação do SEBAL foram utilizados dados de temperatura do ar medidos na estação meteorológica de São Carlos, localizada na região centro-leste do estado de São Paulo, e imagens do sensor MODIS/Aqua referentes aos produtos diários de reflectância e temperatura da superfície (MYD09GQ, MYD09GA e MYD11A1). As informações referentes às áreas de expansão da cana-de-açúcar foram advindas do Projeto Canasat. Os valores das variáveis estimadas pelo modelo SEBAL responderam às alterações biofísicas e à intensidade pluviométrica nos dias que antecederam a coleta dos dados orbitais. Ainda, os valores obtidos para as áreas de cana-de-açúcar foram, de modo geral, concordantes com estudos observacionais realizados no estado de São Paulo em períodos semelhantes. Os resultados evidenciam o potencial da metodologia para estudos envolvendo o desenvolvimento da cultura de cana-de-açúcar em relação à disponibilidade hídrica. Dessa forma, sugere-se a utilização de um maior número de imagens de sensoriamento remoto cobrindo diferentes fases de crescimento e desenvolvimento da cana-de-açúcar.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
OLIVEIRA, G. de; MORAES, E. C.; RUDORFF, B. F. T. BALANÇO DE RADIAÇÃO EM ÁREAS DE EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DE SÃO PAULO COM USO DE DADOS ORBITAIS MODIS/AQUA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 3, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n3-44752. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44752. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").