BALANÇO DE RADIAÇÃO EM ÁREAS DE EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DE SÃO PAULO COM USO DE DADOS ORBITAIS MODIS/AQUA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O conhecimento do balanço de radiação e seus componentes é fundamental na estimativa das perdas de água por superfícies vegetadas, sendo, dessa forma, útil para o planejamento de atividades agrícolas, como o cultivo da cana-de-açúcar. Este estudo teve como objetivo estimar, a partir de dados MODIS/Aqua com base no modelo SEBAL, o albedo e os fluxos de energia superficiais no estado de São Paulo em duas datas (23/08/2006 e 16/08/2007) e avaliar o comportamento do balanço radiativo da superfície em áreas de expansão da cana-de-açúcar nos anos-safra 2006/2007 e 2007/2008. Para a implementação do SEBAL foram utilizados dados de temperatura do ar medidos na estação meteorológica de São Carlos, localizada na região centro-leste do estado de São Paulo, e imagens do sensor MODIS/Aqua referentes aos produtos diários de reflectância e temperatura da superfície (MYD09GQ, MYD09GA e MYD11A1). As informações referentes às áreas de expansão da cana-de-açúcar foram advindas do Projeto Canasat. Os valores das variáveis estimadas pelo modelo SEBAL responderam às alterações biofísicas e à intensidade pluviométrica nos dias que antecederam a coleta dos dados orbitais. Ainda, os valores obtidos para as áreas de cana-de-açúcar foram, de modo geral, concordantes com estudos observacionais realizados no estado de São Paulo em períodos semelhantes. Os resultados evidenciam o potencial da metodologia para estudos envolvendo o desenvolvimento da cultura de cana-de-açúcar em relação à disponibilidade hídrica. Dessa forma, sugere-se a utilização de um maior número de imagens de sensoriamento remoto cobrindo diferentes fases de crescimento e desenvolvimento da cana-de-açúcar.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
OLIVEIRA, Gabriel de; MORAES, Elisabete Caria; RUDORFF, Bernardo Friedrich Theodor. BALANÇO DE RADIAÇÃO EM ÁREAS DE EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DE SÃO PAULO COM USO DE DADOS ORBITAIS MODIS/AQUA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 3, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n3-44752. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44752. Acesso em: 27 mar. 2025.