ESTIMATIVA DA ÁREA DE SOJA NO RIO GRANDE DO SUL POR MEIO DE IMAGENS LANDSAT
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi mapear e estimar a área plantada com soja em municípios do Rio Grande do Sul com base na classificação digital e interpretação visual de imagens multitemporais adquiridas durante a operação conjunta dos satélites Landsat-5 e -7, na safra 2000/01. Seis cenas das órbitas 220 a 224, pontos 79 e 80 foram adquiridas em duas datas chaves para identificação das áreas cultivadas com soja. O mapeamento da soja foi realizado por meio de um procedimento de classificação digital seguido de uma meticulosa interpretação visual das imagens multitemporais a fim de permitir a correta identificação das lavouras de soja, com base no seu comportamento espectro-temporal característico. A partir do mapeamento foi estimada a área plantada com soja, a qual foi comparada com as estatísticas oficiais fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As maiores diferenças relativas foram observadas em municípios em que a cultura possui pouca expressão, embora as maiores diferenças absolutas fossem observadas em municípios onde a área plantada com soja é bastante expressiva (acima de 10.000 ha). Em nível estadual foi observada uma diferença de 11,3% entre a estimativa do IBGE (2.773.498 ha) e a das imagens Landsat (2.492.880 ha). A condição particular de operação simultânea dos satélites Landsat-5 e -7 durante a safra de 2000/01 mostrou que imagens livres de nuvens, adquiridas em datas chaves, podem ser utilizadas para o correto mapeamento da soja e auxiliar na melhoria das estatísticas agrícolas oficiais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
RIZZI, R.; RUDORFF, B. F. T. ESTIMATIVA DA ÁREA DE SOJA NO RIO GRANDE DO SUL POR MEIO DE IMAGENS LANDSAT. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n3-43538. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43538. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").