MÉTODO DE LEVANTAMENTO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ROMPIDO ATRAVÉS DE MODELO FÍSICO DE BARRAGEM - APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TRIANGULAÇÃO A LASER

Conteúdo do artigo principal

Tennison Freire de Souza Jr.
Alvaro Muriel Lima Machado
Jorge Antônio Silva Centeno
Sidnei Cardoso Teixeira
Cristhyano Cavali Luz

Resumo

Este trabalho tem como proposta apresentar um método de quantiï¬cação de volume de resíduos mineral transferido do trecho montante para o trecho jusante de uma barragem de contenção de rejeitos com uso de técnica de triangulação a laser. Rupturas de barragens de rejeitos são fenômenos que podem causar uma variedade de danos catastróï¬cos, com impactos ambientais, sociais ou econômicos. De forma a observar o comportamento da ruptura, alternativas baseadas em modelos reduzidos podem ser representativas uma vez resguardadas questões referentes a teoria da semelhança entre o protótipo e modelo reduzido. Para isto, neste trabalho foi desenvolvido um método a partir de um modelo físico que simula a praia de rejeitos deste tipo de estrutura, que antes e após a ruptura por uma brecha ï¬ctícia, formaria uma superfície a partir de nuvens de pontos identiï¬cadas através da técnica de triangulação a laser, georreferenciadas por meio de programação em software MATLAB® e modeladas através de software SURFER 3D®. A diferença volumétrica apresentada em diferentes momentos possibilita avaliar o quanto de material foi transferido. Observou-se, em meio às simulações, que este método pode representar o relevo formado após ruptura com um nível de precisão de 2mm, com tecnologia acessível e processamento de dados em tempo reduzido. Desta forma, este método de levantamento pode vir a auxiliar em avaliações estáticas e dinâmicas de modelos físicos com o viés de representar fenômenos naturais em escala real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
DE SOUZA JR., T. F.; MACHADO, A. M. L.; CENTENO, J. A. S.; TEIXEIRA, S. C.; LUZ, C. C. MÉTODO DE LEVANTAMENTO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ROMPIDO ATRAVÉS DE MODELO FÍSICO DE BARRAGEM - APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TRIANGULAÇÃO A LASER. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 6, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44318. Acesso em: 27 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tennison Freire de Souza Jr., UFPR/ Mestrando

Graduando em Engenharia Civil - UFBA MBA em Gerenciamento de Projetos - SENAI/BA Mestrando em Engenharia de Construção Civil - UFPR

Alvaro Muriel Lima Machado, UFPR/Professor

Possui graduação em Engenharia de Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1974), especialização em Ciência da Computação pela PUC-RJ (1977), e doutorado em Ciências Geodésicas (ênfase em Fotogrametria) pela Universidade Federal do Paraná (2006)

Jorge Antônio Silva Centeno, UFPR/Professor

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Geodésia - Universitat Karlsruhe (2000).

Sidnei Cardoso Teixeira, UFPR/ Professor

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (1996), mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (1999) e doutorado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2003).

Cristhyano Cavali Luz, UFPR/Doutorando

Pssui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná (PPGECC/UFPR). Mestre em Ciências Geodésicas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (PPGCG/UFPR) (2012-2015). Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Pavimentação Rodoviária. MBA Internacional (especialização) em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>