MÉTODO DE LEVANTAMENTO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ROMPIDO ATRAVÉS DE MODELO FÍSICO DE BARRAGEM - APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TRIANGULAÇÃO A LASER
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem como proposta apresentar um método de quantiï¬cação de volume de resíduos mineral transferido do trecho montante para o trecho jusante de uma barragem de contenção de rejeitos com uso de técnica de triangulação a laser. Rupturas de barragens de rejeitos são fenômenos que podem causar uma variedade de danos catastróï¬cos, com impactos ambientais, sociais ou econômicos. De forma a observar o comportamento da ruptura, alternativas baseadas em modelos reduzidos podem ser representativas uma vez resguardadas questões referentes a teoria da semelhança entre o protótipo e modelo reduzido. Para isto, neste trabalho foi desenvolvido um método a partir de um modelo físico que simula a praia de rejeitos deste tipo de estrutura, que antes e após a ruptura por uma brecha ï¬ctícia, formaria uma superfície a partir de nuvens de pontos identiï¬cadas através da técnica de triangulação a laser, georreferenciadas por meio de programação em software MATLAB® e modeladas através de software SURFER 3D®. A diferença volumétrica apresentada em diferentes momentos possibilita avaliar o quanto de material foi transferido. Observou-se, em meio às simulações, que este método pode representar o relevo formado após ruptura com um nível de precisão de 2mm, com tecnologia acessível e processamento de dados em tempo reduzido. Desta forma, este método de levantamento pode vir a auxiliar em avaliações estáticas e dinâmicas de modelos físicos com o viés de representar fenômenos naturais em escala real.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DE SOUZA JR., T. F.; MACHADO, A. M. L.; CENTENO, J. A. S.; TEIXEIRA, S. C.; LUZ, C. C. MÉTODO DE LEVANTAMENTO DE TRANSFERÊNCIA DE MATERIAL ROMPIDO ATRAVÉS DE MODELO FÍSICO DE BARRAGEM - APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE TRIANGULAÇÃO A LASER. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 6, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n6-44318. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44318. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").