LASER SCANNER TERRESTRE PARA MEDIÇÕES FLORESTAIS - PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar os princípios de funcionamento dos equipamentos laser scanner terrestre e as possibilidades de aplicação da tecnologia no setor florestal. O texto relata as tecnologias embarcadas nos equipamentos bem como suas vantagens e desvantagens do ponto de vista de aplicação em levantamentos de informações florestais. São descritos os modelos de varredura laser comumente aplicados e os tipos de dados que são gerados. É feita uma descrição do estado da arte no setor florestal para obtenção de informações de alturas, diâmetros, áreas transversais e volumes de árvores, compreendendo também as fases de pré-processamento como identificação e filtragem dos objetos de interesse. Por fim, apresenta-se uma breve abordagem de novas frentes de pesquisa florestal que vem usando esta tecnologia para modelagem de material combustível presente sobre o solo, estudos ecológicos, dendrológicos e qualitativos. Com o potencial dos dados obtidos pelos equipamentos laser scanner terrestre, evidenciado pelas atuais pesquisas, espera-se que, ocorrendo uma popularização dos equipamentos, tenhamos sua utilização em larga escala no setor florestal.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").