Modelagem Geométrica de Fachadas usando Nuvens de Pontos LiDAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
LiDAR se mostrou valioso na análise do meio urbano, pois permite a captura de informações tridimensionais para detectar e modelar edifícios. O desenvolvimento do LiDAR móvel terrestre abriu novas possibilidades para a modelagem 3D em áreas urbanas. Neste artigo é apresentada uma metodologia semiautomática que visa calcular modelos tridimensionais de edifícios a partir de nuvens de pontos obtidas com LiDAR terrestres móveis. Para tanto, a nuvem de pontos é segmentada em blocos de planos uniformes analisando a variação da densidade de pontos ao longo das principais direções da fachada. Isso permite segmentar a nuvem de pontos em regiões planas que posteriormente são combinadas para construir o modelo 3D, mesmo quando a fachada possui diferentes planos paralelos. O principal diferencial da metodologia é a utilização dos histogramas de frequência para segmentar a nuvem de pontos e detectar as bordas da fachada, garantindo economia de tempo em relação aos métodos tradicionais.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").