AVALIAÇÃO DE DADOS PLANIMÉTRICOS LIDAR PARA ÁREAS URBANAS: RECIFE/PE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O conjunto de dados do laser scanner é uma alternativa poderosa para ser aplicada na otimização de técnicas de mapeamento fotogramétrico, permitindo um ótimo desempenho para extrair informação espacial tridimensional. As imagens geradas pelos dados da varredura laser scanner são totalmente ortogonais, tanto ao nível do solo como ao nível das edificações. Esta condição permite ao usuário fazer uma restituição planimétrica diretamente, não necessitando o uso da estereoscopia. Este artigo tem como objetivo, estudar a qualidade posicional planimétrica em imagens provenientes do laser scanner (imagens de composição), através da análise de tendência e da precisão cartográfica. O método de avaliação consiste na análise de pontos obtidos nas imagens de composição do sistema laser scanner comparadas com medidas obtidas em levantamento GNSS (Global Navigation Satellite System) e restituição fotogramétrica de uma área localizada no Campus da Universidade Federal de Pernambuco e do bairro da Macaxeira, município de Recife/PE, classificando de acordo com o Padrão de Exatidão Cartográfico para Produtos Cartográficos Digitais - PEC PCD.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DA SILVA, M. V.; SCHULER, C. A. B. AVALIAÇÃO DE DADOS PLANIMÉTRICOS LIDAR PARA ÁREAS URBANAS: RECIFE/PE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 6, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n6-44631. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44631. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").