O USO DE REALIDADE AUMENTADA PARA MAPAS OFICIAIS PARA FINS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Interfaces de sistemas computacionais cada vez mais naturais auxiliam na redução da barreira ao acesso a elementos da informática e, simultaneamente, aumentando o poder do usuário, auxiliando-o na execução de suas tarefas. Estas interfaces computacionais mais naturais podem possibilitar novas formas de interação com a informação assim como com o ambiente que o circunda. Dentre os sistemas que prometem auxiliar os usuários em suas tarefas, inclusive de leitura de mapa, os baseados em Realidade Aumentada mostram-se bastante promissores. Entretanto, pouco deste tema tem sido abordado, principalmente, no Brasil. Por esse motivo, elaborou-se a presente pesquisa na intenção de desenvolver um protótipo de Realidade Aumentada para interação com mapas e dados geográficos. Foram utilizados dados geoespaciais referentes às características físicas, políticas, social e demográfica, econômicas e ambientais, integradas sobre um mapa político rodoviário oficial do Estado do Paraná. É possível destacar que o sistema de Realidade Aumentada desenvolvido traz a capacidade de manipulação de dados geoespaciais digitais sobre um mapa impresso, trazendo novas oportunidades de interação com o mapa ou dados geoespaciais digitais, além da possibilidade de exploração de vários formatos de apresentação dos dados, como camadas 2D, 3D e animações. Desta forma, aplicações de Realidade Aumentada como a descrita neste trabalho se tornam importantes ferramentas no auxílio às questões de planejamento, gestão e ordenamento do território, uma vez que a integração dos dados pode auxiliar no processo de entendimento e compreensão dos espaço geográfico por parte dos seus usuários.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DE ALMEIDA PEREIRA, G. H.; CENTENO, J. A. S. O USO DE REALIDADE AUMENTADA PARA MAPAS OFICIAIS PARA FINS DE PLANEJAMENTO E GESTÃO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 8, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n8-43976. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43976. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").