Metodologia para Valoração Preliminar de Imóveis Rurais para Estudos de Viabilidade de Projetos de Barragens
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Para avaliar qualquer imóvel rural de maneira tradicional, é fundamental realizar análises estatísticas baseadas em dados primários da área em estudo. Da mesma forma, para verificar a viabilidade de execução de um projeto de engenharia de grande porte, é necessário avaliar o impacto ambiental, social e econômico das áreas a serem afetadas. A avaliação econômica, normalmente, é realizada por meio de dados obtidos in loco. Em estudos preliminares, mesmo quando não se dispõe de dados primários, pode ser necessário estimativas de custo das terras para fins de avaliação de uma possível desapropriação, uma vez que estes gastos impactam no valor final do empreendimento. Diante disso, uma metodologia alternativa para cálculo de custos de uso e ocupação do solo com uso prioritário de dados secundários foi desenvolvida. A partir da definição das classes de cobertura do solo, um levantamento bibliográfico foi feito para valoração das mesmas, levando em consideração a realidade socioeconômica das regiões trabalhadas. Foi possível encontrar valores de uso direto de cada uma das classes, bem como aplicá-los nos locais de estudo. Obteve-se custos de três áreas e os resultados mostraram que a metodologia desenvolvida é, além de simples e de baixo custo, muito promissora. A viabilidade das áreas foi avaliada pelo viés econômico, identificando os locais mais viáveis para implantação de obras de engenharia, descartando as demais.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").