AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE FILTRAGEM DE NUVEM DE PONTOS DERIVADOS DO SISTEMA LASER SCANNER AEROTRANSPORTADO PARA OBTENÇÃOD DE MDT

Conteúdo do artigo principal

João Henrique Becker
Jorge Antonio Silva Centeno

Resumo

O uso de LASER scanner aerotransportado tem se constituído numa opção interessante para a obtenção de modelos digitais do terreno devido principalmente a sua rapidez e alta densidade de pontos medidos. Para a obtenção de um modelo digital do terreno são aplicados métodos de filtragem de pontos para eliminar os dados correspondentes a objetos acima do solo, como prédios e árvores. Embora amplamente aceitos, estes métodos podem também modificar a superfície do terreno modelado. Neste trabalho são avaliados e discutidos os resultados obtidos através de três métodos de filtragem, verificando-se regiões de maior interesse para as quais os resultados devem ser confiáveis, e também regiões mais suscetíveis a erros. Assim, é possível apontar quais situações onde se recomenda a utilização desses métodos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BECKER, J. H.; CENTENO, J. A. S. AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE FILTRAGEM DE NUVEM DE PONTOS DERIVADOS DO SISTEMA LASER SCANNER AEROTRANSPORTADO PARA OBTENÇÃOD DE MDT. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 4, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n4-43850. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43850. Acesso em: 26 nov. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

João Henrique Becker, Universisdade Federal do Paraná

Universisdade Federal do Paraná

Jorge Antonio Silva Centeno, Universisdade Federal do Paraná

Universisdade Federal do Paraná

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>