GEODÉSIA APLICADA À INTEGRAÇÃO DE DADOS TOPOGRÁFICOS E BATIMÉTRICOS NA CARACTERIZAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE PRAIA

Conteúdo do artigo principal

Anderson Targino Ferreira
Venerando Eustáquio Amaro
Marcelo Soares Teles Santos

Resumo

Este trabalho apresenta metodologia desenvolvida para levantamento, geração e avaliação de Modelos Digitais de Elevação (MDE) de superfícies praiais (setores emersos e submersos) de litorais arenosos a partir da integração de dados topográficos e batimétricos in situ, georreferenciados com precisão compatível aos estudos geomorfológicos da dinâmica costeira de curto prazo. A metodologia desenvolvida consiste em: a) levantamento topográfico da porção emersa da praia, pelo posicionamento relativo cinemático do GNSS (Global Navigation Satellite Systems) com apoio de um quadriciclo motorizado; b) levantamento batimétrico da porção submersa do perfil praial, apoiado por embarcação equipada com ecossonda e receptor GNSS operando em modo relativo cinemático; e, c) integração de dados de levantamentos topográficos e batimétricos para obtenção de MDE mais realista do perfil de praia. Os posicionamentos GNSS envolvidos nos levantamentos topográficos e batimétricos foram executados em relação às estações de controle da rede geodésica para a área de estudo, que fornecem referencial geodésico vinculado ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), o qual é unívoco, fixo e relativamente estável no tempo. A metodologia foi aplicada para a praia de Ponta Negra, região nordeste do Brasil, caracterizada pela intensa ocupação humana e drástica erosão costeira, que oferece uma demanda motivadora para a potencialidade do procedimento proposto, relacionada à produtividade dos levantamentos e à precisão dos resultados, sem dúvida provando o progresso alcançado em comparação com os métodos clássicos de levantamento de perfis completos de praia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA, A. T.; AMARO, V. E.; SANTOS, M. S. T. GEODÉSIA APLICADA À INTEGRAÇÃO DE DADOS TOPOGRÁFICOS E BATIMÉTRICOS NA CARACTERIZAÇÃO DE SUPERFÍCIES DE PRAIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43904. Acesso em: 26 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Anderson Targino Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Programa de Pós-graduação em Geodinâmica e Geofísica

Técnico em Geologia e Mineração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2006), Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), Mestre e Doutor em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Tem experiência e foco na área de Geociências, atuando principalmente com geotecnologias (SR e GNSS) aplicadas à análise e ao monitoramento ambiental.

Venerando Eustáquio Amaro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Geologia.

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), Mestre em Geologia Econômica pela Universidade de Brasília (1989) e Doutor em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo em cooperação com o Laboratoire de Dynamique de la Lithosphére da Université Claude-Bernard (UMR 5570) de Lyon, França (1998). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DG/UFRN), Responsável Técnico pelo Laboratório de Geoprocessamento (GEOPRO). Coordenador Geral desde 2001 da Rede Cooperativa Norte-Nordeste de Pesquisa no Monitoramento Ambiental de Áreas sob Influência da Indústria Petrolífera (Rede 05-PETROMAR, financiada pelo CTPETRO-FINEP/PETROBRAS/CNPq).

Marcelo Soares Teles Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC).

Marcelo Soares Teles Santos concluiu a Graduação em Engenharia de Agrimensura em 2003, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Mestrado em Geofísica em 2005, pela Universidade de São Paulo (USP), e o Doudorado em Ciência e Engenharia de Petróleo em 2011, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Suas principais áreas de interesse são: Geodésia Espacial (Posicionamento Geodésico e Altimetria por GPS), Geodésia Física e Gravimetria (Determinação e Avaliação de Geóide Gravimétrico), Modelagem Tridimensional (com uso de GPS/RTK e Laser Scanner 3D) e aplicações geodésicas na Implantação de Redes Geodésicas Tridimensionais e no Monitoramento Costeiro.