Avaliação Laboratorial da Parametrização de Dados LST em Superfícies Planas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O uso dos dados derivados dos levantamentos através do Laser Scanner Terrestre (LST) vem sendo investigado nas atividades de monitoramento geodésico de estruturas de engenharia como pontes, barragens e torres de concreto. A complexidade destes sistemas torna necessária a busca por abordagens que minimizem os erros, derivados das observações primárias dos ângulos e distâncias em cada ponto tridimensional, como a parametrização dos dados por elementos geométricos. Neste trabalho é apresentada uma avaliação laboratorial da estabilidade do processo de parametrização das nuvens de pontos por meio do ajustamento de observações em planos. Para a realização do experimento, desenvolveu-se um protótipo contendo uma superfície plana de movimentação controlada, sobre a qual se realizaram pares de varreduras com LST em variadas posições do plano. No processo de avaliação da estabilidade, utilizou-se o teste global do ajustamento entre os pares de varredura. Os resultados demonstraram que a estabilidade da parametrização está condicionada à relação posicional entre o plano e o LST no momento da varredura.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").