O USO DE REALIDADE AUMENTADA PARA A CARTOGRAFIA: UMA NOVA FORMA DE INTERAGIR COM MAPAS E DADOS GEOGRÁFICOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nas últimas décadas é notável o aparecimento de sistemas computacionais que favorecem as tarefas de leitura de mapas. Dentre os sistemas que prometem auxiliar os usuários a executar suas tarefas, inclusive de leitura de mapa, os baseados em Realidade Aumentada (RA) mostram-se bastante promissores. Entretanto, pouco deste tema tem sido trabalhado no mundo e, principalmente, no Brasil. Por esse motivo, elaborou-se a presente pesquisa na intenção de desenvolver alguns protótipos de Realidade Aumentada para a Cartografia, utilizando-se de diferentes metodologias, com e sem marcadores fiduciais, em versão desktop ou dispositivos móveis. Verificou-se que, independente destas metodologias utilizadas, com RA é possível interagir com o mapa e informações virtuais, em tempo real. Porém, destaca-se que o desenvolvimento para dispositivos móveis e sem a utilização de marcadores fiduciais externos apresenta-se altamente atrativo.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
PEREIRA, Gabriel Henrique de Almeida; CENTENO, Jorge Antonio Silva. O USO DE REALIDADE AUMENTADA PARA A CARTOGRAFIA: UMA NOVA FORMA DE INTERAGIR COM MAPAS E DADOS GEOGRÁFICOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 4, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n4-44275. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44275. Acesso em: 25 abr. 2025.