O USO DE REALIDADE AUMENTADA PARA A CARTOGRAFIA: UMA NOVA FORMA DE INTERAGIR COM MAPAS E DADOS GEOGRÁFICOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nas últimas décadas é notável o aparecimento de sistemas computacionais que favorecem as tarefas de leitura de mapas. Dentre os sistemas que prometem auxiliar os usuários a executar suas tarefas, inclusive de leitura de mapa, os baseados em Realidade Aumentada (RA) mostram-se bastante promissores. Entretanto, pouco deste tema tem sido trabalhado no mundo e, principalmente, no Brasil. Por esse motivo, elaborou-se a presente pesquisa na intenção de desenvolver alguns protótipos de Realidade Aumentada para a Cartografia, utilizando-se de diferentes metodologias, com e sem marcadores fiduciais, em versão desktop ou dispositivos móveis. Verificou-se que, independente destas metodologias utilizadas, com RA é possível interagir com o mapa e informações virtuais, em tempo real. Porém, destaca-se que o desenvolvimento para dispositivos móveis e sem a utilização de marcadores fiduciais externos apresenta-se altamente atrativo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PEREIRA, G. H. de A.; CENTENO, J. A. S. O USO DE REALIDADE AUMENTADA PARA A CARTOGRAFIA: UMA NOVA FORMA DE INTERAGIR COM MAPAS E DADOS GEOGRÁFICOS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 4, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n4-44275. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44275. Acesso em: 25 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").