MAPEAMENTO DO POTENCIAL DE IMPACTO AMBIENTAL NO RESERVATÓRIO DE VOSSOROCA POR MEIO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA

Conteúdo do artigo principal

Gabriela Padilha
Jorge Antonio Silva Centeno
Pedro Paulo Santos Farias

Resumo

Nesta pesquisa foi utilizado o método ERS para o mapeamento do potencial de impacto ambiental em uma área de preservação permanente (APP), utilizando como ferramenta um Sistema de Informação Geográï¬ ca (SIG). O local de estudo compreende o reservatório de Vossoroca, localizado na área de preservação permanente de Guaratuba. Foram mapeados diferentes tipos de atividades antrópicas atuando na região, e atribuídos valores padronizados para o impacto que essas atividades causam ao ambiente. As áreas de influência dessas atividades foram processadas em estrutura matricial. O potencial de impacto ambiental de cada atividade foi analisado em separado inicialmente, depois em conjunto, por meio do método ERS. Com a sobreposição do impacto das atividades atuando em uma mesma área foi possível identiï¬car onde se localiza o maior potencial de impacto ambiental, sendo este próximo ao reservatório de Vossoroca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PADILHA, G.; CENTENO, J. A. S.; FARIAS, P. P. S. MAPEAMENTO DO POTENCIAL DE IMPACTO AMBIENTAL NO RESERVATÓRIO DE VOSSOROCA POR MEIO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 4, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44333. Acesso em: 17 maio. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriela Padilha, Universidade Federal do Paraná

Aluna de mestrado, departamento de Geomática, Programa de pós-graduação em Ciências Geodésicas, área: Fotogrametria

Jorge Antonio Silva Centeno, UFPR

Professor Doutor na UFPR.

Pedro Paulo Santos Farias, UFPR

Aluno de Graduação na UFPR.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>