RELAÇÃO ENTRE POPULAÇÃO RURAL E COBERTURA FLORESTAL NO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo do trabalho foi analisar a relação entre a migração da população rural e seus efeitos indiretos sobre a cobertura florestal em duas microrregiões do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, mediante o uso de dados socioeconômicos e mapeamento de cobertura arbórea com produtos de sensoriamento remoto. Os dados socioeconômicos referentes à população rural para cada município, de 1970 a 2010, e dados de produção florestal anual, de 2004 a 2013, foram utilizados. O mapeamento da cobertura florestal foi realizado utilizando a classiï¬cação manual, com base em imagens do Landsat 5 (sensor Thematic Mapper) das datas de 1985, 1994 e 2005, e do Landsat 8 (sensor Operational Land Imager), da data de 2014. Foi constatado que todos os municípios apresentaram queda nas taxas de população rural no período analisado. A média de produção florestal anual para cada microrregião apontou um decréscimo da atividade extrativista e aumento da silvicultura comercial, vindo ao encontro do aumento da cobertura florestal em praticamente todos os municípios, de 1985 a 2014. Assim, foi veriï¬cado que a diminuição da população rural leva indiretamente ao abandono de áreas pouco propícias para a agricultura e a um aumento dos plantios comerciais em áreas mais íngremes ou com solos mais pobres.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DA ROSA, P. A.; BREUNIG, F. M.; DE ALMEIDA, C. M.; BALBINOT, R. RELAÇÃO ENTRE POPULAÇÃO RURAL E COBERTURA FLORESTAL NO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 10, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n10-44296. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44296. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").