MÉTODOS COGNITIVOS DE CLASSIFICAÇÃO APLICADOS A IMAGENS QUICKBIRD PARA A DETECÇÃO DE ÁREAS RESIDENCIAIS HOMOGÊNEAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho dedica-se a explorar métodos cognitivos de classificação de imagens QuickBird, visando detectar áreas residenciais homogêneas. A área de estudo localiza-se em um setor sul da cidade de São José dos Campos, São Paulo. Por meio de uma abordagem baseada em segmentação multinível e de uma rede hierárquica de classificação com seis níveis, identificaram-se áreas residenciais homogêneas em termos de densidade de ocupação e de grau de aproveitamento do terreno por parte das edificações, isto é, residências unifamiliares ou edifícios. A rede de classificação utilizou atributos espectrais, geométricos e topológicos dos objetos (ou regiões) em cada nível de segmentação, bem como suas características contextuais e semânticas de relacionamento entre os distintos níveis hierárquicos. A classificação final de unidades residenciais homogêneas foi submetida a um processo de validação, utilizando-se um índice de concordância Kappa baseado em objetos.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DE ALMEIDA, Cláudia Maria; SOUZA, Iris de Marcelhas e; DURAND, Claudia Alves; PINHO, Carolina Moutinho Duque de; FEITOSA, Raul Queiroz. MÉTODOS COGNITIVOS DE CLASSIFICAÇÃO APLICADOS A IMAGENS QUICKBIRD PARA A DETECÇÃO DE ÁREAS RESIDENCIAIS HOMOGÊNEAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 61, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv61n1-44849. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44849. Acesso em: 4 abr. 2025.