DINÂMICA MULTITEMPORAL DA COBERTURA DO SOLO NO MUNICÍPIO DE PIRANGA - MG, NO PERÍODO DE 1984 A 2009
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho busca levantar as mudanças ocorridas na evolução da cobertura do solo do município de Piranga - MG, no período de 1984 a 2009, utilizando técnicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento. Fez-se a classificação supervisionada de imagens TM-landsat 5 nos anos de 1984 e 2009 por meio do método Maxver, gerando os mapas de cobertura do solo e o mapa de dinâmica da cobertura do solo. A análise destes dados, juntamente com dados socioeconômicos dos censos e pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE mostrou um contexto de mudanças do uso e cobertura do solo, com um crescimento das áreas de matas, a diminuição das áreas de campos e crescimento da silvicultura. A diminuição da população rural, a tendência ao abandono das práticas de agropecuária, as questões da legislação ambiental são fatores que podem explicar a recuperação de áreas de florestas, permitindo desta forma, o agrupamento de fragmentos florestais, como se verifica ao longo deste trabalho.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PROFETA, A. L. DINÂMICA MULTITEMPORAL DA COBERTURA DO SOLO NO MUNICÍPIO DE PIRANGA - MG, NO PERÍODO DE 1984 A 2009. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n1-44730. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44730. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").