RESPOSTA ESPECTRAL DE DOSSÉIS DE SOJA EM FUNÇÃO DE CONCENTRAÇÕES DE CLOROFILAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo foi avaliar as mudanças na resposta espectral da soja frente a evolução da concentração de cloroï¬la na cultura da soja. O estudo foi conduzido em uma área experimental com as variedade BMX POTÊNCIA RR e CD 219 RR. Foram realizadas quatro campanhas de campo para a coleta de dados espectrais e de folíolos de soja para a determinação das concentrações de cloroï¬las. Sobre os dados foram aplicadas as análises de correlação e ANOVA para avaliar a diferença entre as coletas e estimar a concentração de cloroï¬la a partir de dados espectrais. Os resultados mostraram uma diminuição da concentração de cloroï¬la de dois meses após o plantio até o quarto mês. A reflectância diminuiu com a diminuição da concentração de cloroï¬la principalmente nas faixas de 450 nm à 520 nm e de 630 nm à 690 nm. A reflectância da soja é alterada signiï¬cativamente (α=0,05) pela variação da concentração de cloroï¬la principalmente nos comprimentos de onda de 520 nm, 631 nm e 690 nm. A variedade de ciclo longo CD 219 RR apresentou uma diminuição da reflectância do segundo ao quarto mês. A BMX POTÊNCIA RR (ciclo curto) teve um leve aumento da reflectância do vermelho do terceiro para o quarto mês. Diferenças sutis entre variedades de ciclo curto e longo foram capturadas pela espectrorradiometria especialmente na faixa espectral entre o verde e o vermelho. As análises de correlação mostraram que é possível estimar a concentração de cloroï¬la-b, com acurácia de até 82%, utilizando o comprimento de onda de 555 nm.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
GROSS, Joceli Augusto; DOS SANTOS, Felipe Correa; TONIOLO, Gustavo Rodrigues; GAIDA, William; PEREIRA FILHO, Waterloo; BREUNIG, Fabio Marcelo. RESPOSTA ESPECTRAL DE DOSSÉIS DE SOJA EM FUNÇÃO DE CONCENTRAÇÕES DE CLOROFILAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 7, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n7-44368. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44368. Acesso em: 25 abr. 2025.