MAPEAMENTO DAS ANOMALIAS DA GRAVIDADE PARA AVALIAR A VARIAÇÃO DA DENSIDADE DE CONCRETO COMPACTADO COM ROLO: ESTUDO DE CASO USINA HIDRELÉTRICA (UHE) DE MAUÁ, ESTADO DO PARANÁ

Conteúdo do artigo principal

Miguel Ribeiro Muguio
Pedro Luís Faggion
Francisco José Fonseca Ferreira
Wander Da Cruz

Resumo

Este artigo apresenta o mapeamento das anomalias da gravidade sobre a barragem de Concreto Compactado com Rolo (CCR) da Usina Hidrelétrica de Mauá, buscando averiguar variações na densidade do concreto decorrentes de eventual saturação. Anomalias residuais positivas são relacionadas à densidade do CCR menos saturado, que varia entre 2,3 a 2,6 g/cm3. O vertedouro ï¬cou bem caracterizado por anomalias residuais negativas. Comportamento semelhante foi observado na ombreira direita da barragem, o qual foi interpretado como reflexo da saturação do concreto convencional utilizado no fechamento do canal de adução. De um modo geral, as anomalias negativas se veriï¬cam com maior expressão em parte da ombreira direita (região NE) e no vertedouro (região central).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MUGUIO, M. R.; FAGGION, P. L.; FERREIRA, F. J. F.; DA CRUZ, W. MAPEAMENTO DAS ANOMALIAS DA GRAVIDADE PARA AVALIAR A VARIAÇÃO DA DENSIDADE DE CONCRETO COMPACTADO COM ROLO: ESTUDO DE CASO USINA HIDRELÉTRICA (UHE) DE MAUÁ, ESTADO DO PARANÁ. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 7, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43990. Acesso em: 17 ago. 2022.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)