MAPEAMENTO DAS ANOMALIAS DA GRAVIDADE PARA AVALIAR A VARIAÇÃO DA DENSIDADE DE CONCRETO COMPACTADO COM ROLO: ESTUDO DE CASO USINA HIDRELÉTRICA (UHE) DE MAUÁ, ESTADO DO PARANÁ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta o mapeamento das anomalias da gravidade sobre a barragem de Concreto Compactado com Rolo (CCR) da Usina Hidrelétrica de Mauá, buscando averiguar variações na densidade do concreto decorrentes de eventual saturação. Anomalias residuais positivas são relacionadas à densidade do CCR menos saturado, que varia entre 2,3 a 2,6 g/cm3. O vertedouro ï¬cou bem caracterizado por anomalias residuais negativas. Comportamento semelhante foi observado na ombreira direita da barragem, o qual foi interpretado como reflexo da saturação do concreto convencional utilizado no fechamento do canal de adução. De um modo geral, as anomalias negativas se veriï¬cam com maior expressão em parte da ombreira direita (região NE) e no vertedouro (região central).
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").