Determinação do Fato de Escala em Estações Totais e MED Utilizando Observações de Campo e Laboratório
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A calibração de Medidores Eletrônicos de Distância (MED) consiste na determinação do erro de zero, fator de escala e elementos do erro cíclico. Para tal, são necessárias três etapas envolvendo operações de campo e de laboratório. São elas: determinação do erro de zero (não coincidência entre o centro mecânico e o centro eletrônico do MED); fator de escala (variação na frequência de medida do equipamento); elementos do erro cíclico (amplitude e fase). Suas determinações são efetuadas respectivamente através de: observações em uma base de campo, tal como a disponível no âmbito da UFPR; determinação do fator de escala em laboratório e determinação precisa dos elementos do erro cíclico através de observações em uma base em ambiente fechado. O presente trabalho aborda a determinação do fator de escala dos MEDs em laboratório e compara-os com o valor obtido em campo. Esse erro é diretamente relacionado com as variações produzidas pelo cristal, que modulam o sinal utilizado para determinar a distância entre o emissor e refletor e pela variação da temperatura de operação do mesmo. O presente estudo, pouco explorado a nível Brasil, pretende apresentar a metodologia e os primeiros resultados alcançados na obtenção do fator de escala pelos métodos descritos e colocar tais recursos à disposição dos potenciais usuários no Brasil, como um recurso adicional para seus trabalhos.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Referências
CORDINI, J. Determinação do Erro Cíclico em Distanciômetros Eletrônicos. Dissertação de Mestrado, Curitiba, Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, UFPR, 131f. 1991.
DE FREITAS, S. R.; MEDEIROS, Z. F.; FAGGION, P. L.; JOHANSSON, A.; GONCHO, G.; MIRANDA, J. M. P. Otimização dos Levantamentos Altimétricos de Precisão. In: Congresso Técnico Científico de Engenharia Civil, Florianópolis, 21-23 de abril, Anais..., v. 3, pp. 479-488. 1996
EMENIKE, E. N. On the calibration of EDM instruments. Australian Surveyor, v. 31, n. 3, pp. 175-185, 1982.
EMENIKE, E. N. A simplified approach to accurate EDM instrument calibration. Survey Review, v. 26, n. 204, pp. 273-278, 1982.
FAGGION, P. L.; DE FREITAS, S. R. Laboratório de Instrumentação Geodésica da Universidade Federal do Paraná. In: Congresso Técnico-Científico de Engenharia Civil, Florianópolis, 21-23 de abril, Anais..., v. 3, pp. 494-503. 1996.
FAGGION, P. L. Determinação do Fator de Escala em Estações Totais e “MED” utilizando Observações de Campo e Laboratório. Seminário II, CPGCG, Universidade Federal do Paraná, 41p., 1999.
FRERKING, M. Crystal oscillator design and temperature compensation. New York: Springer, 1978.
GEMAEL, C. Introdução ao Ajustamento de Observações: Aplicações Geodésicas. Curitiba: Editora da UFPR, 1995.
GRIPP JÚNIOR, J. Calibração de Distanciômetros Eletrônicos com Medidas de Campo. Dissertação de Mestrado, Curitiba, Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, UFPR, 115f. 1986.
IBGE. Resolução – PR Nº 22. Boletim de Serviço, Rio de Janeiro, RJ, 1983.
KAHMEN, H.; FAIG, W. Surveying. New York: de Gruyter, 1988.
PACILÉO NETTO, N. Calibração de Medidores Eletrônicos de Distância, Construção de uma Base Multipilar na USP e Metodologia de Aferição. Tese de Doutorado, São Paulo, Doutorado em Engenharia de Transportes, USP, 1991.
RÜEGER, J. M. Designs and Use of Base Lines for the Calibration of EDM-Instruments. Proceedings Australian Survey Congress, Darwin, Australian, 1977.
RÜEGER, J. M. Quartz Crystal Oscillators and their Effects on the Scale Stability and Standardization of Electronic Distance Meters. Unisurv Report S-22, Scholl of Surveying, University of New South Wales, Sydney, Australia.
RÜEGER, J. M. Electronic Distance Measurement: An introduction. Berlin: Springer-Verlag, 1990.
WILD TC2002. User Manual. Heerbrungg, Suiza, 1994.