APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA (AHP) NO MAPEAMENTO DE RISCO ASSOCIADO A ESCORREGAMENTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

Conteúdo do artigo principal

Daniela Girio Marchiori Faria
Rodolfo Moreda Mendes
Mario Valério Filho
Mathilde Aparecida Bertoldo
Marlon Ferreira da Silva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do mapeamento de risco associado a escorregamentos com a aplicação do Método AHP realizado em São José dos Campos (SP). Além disso, como forma de comprovar a diminuição da subjetividade na comparação e na hierarquização dos setores de risco com a aplicação do AHP ao método de mapeamento tradicional (qualitativa) foi realizada a comparação com os resultados obtidos no mapeamento realizado pela Prefeitura Municipal em 2012 utilizando apenas a abordagem tradicional do mapeamento de risco. Como resultados obtidos, constatou-se que o mapeamento de risco com a aplicação do método AHP reduziu em 38% o número de moradias ameaçadas nos setores mapeados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FARIA, D. G. M.; MENDES, R. M.; FILHO, M. V.; BERTOLDO, M. A.; DA SILVA, M. F. APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ANÁLISE HIERÁRQUICA (AHP) NO MAPEAMENTO DE RISCO ASSOCIADO A ESCORREGAMENTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 9, 2017. DOI: 10.14393/rbcv68n9-44439. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44439. Acesso em: 24 maio. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rodolfo Moreda Mendes, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN-MCTI/Pesquisador

Possui graduação em Engenharia Civil pela FEIS-UNESP - Ilha Solteira (1997), mestrado em Engenharia Urbana pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (2001) e doutorado em Engenharia Geotécnica pela Escola Politécnica - USP (2008). Pesquisador Científico do Instituto Geológico do Estado de São Paulo (IG/SMA) no período de Jan/2005 a Set/2014, nas áreas de Risco Geológico-Geotécnico e Desastres Naturais. Atualmente é Pesquisador Adjunto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-CEMADEN/MCTI, na área de Geodinâmica. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia e Planejamento do Meio Físico, atuando principalmente nos seguintes temas: SIG, planejamento territorial urbano e regional, cartografia temática geotécnica e ambiental, prevenção a desastres naturais, riscos geológicos-geotécnicos, solos não saturados, estudos experimentais de campo e laboratório, estabilidade de encostas e taludes, monitoramento de variáveis climáticas e geotécnicas para implantação de sistemas de alerta a escorregamentos.