DETERMINAÇÃO DAS COMPONENTES DO ERRO CÍCLICOS EM ESTAÇÕES TOTAIS LASER, UTILIZANDO INTERFERÔMETRO COMO PADRÃO METEROLÓGICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O processo de calibração dos medidores eletrônicos de distância (MED), componente linear das estações totais, permite a determinação dos erros instrumentais que interferem na qualidade dos resultados obtidos nos levantamentos Topográficos e Geodésicos quando se utilizam estes equipamentos. Deste processo, que pode ser realizado com observações de campo ou de laboratório, são obtidos: Fator de escala (provocado pelo desgaste do cristal que gera a onda portadora), erro de zero (não coincidência do centro eletrônico do MED e o centro mecânico do Teodolito) e erro cíclico (amplitude e fase da onda portadora). Neste trabalho apresenta-se os procedimentos utilizados para a atualização na determinação dos elementos do erro cíclico em Estações Totais que utilizam portadora Laser. Até o presente momento, todos os desenvolvimentos realizados no Laboratório de Instrumentação Geodésica da UFPR buscando a calibração destes equipamentos estão fundamentados em MED que utilizam portadora infra-vermelho com frequência de operação de até 50 Mhz. Já os equipamentos que utilizam portadora Laser trabalham com frequência próximas de 100 Mhz. Com base nas condições dos equipamentos utilizados e também nos resultados obtidos, é possível verificar a validade das alterações propostas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DA CRUZ, W.; FAGGION, P. L.; VEIGA, L. A. K. DETERMINAÇÃO DAS COMPONENTES DO ERRO CÍCLICOS EM ESTAÇÕES TOTAIS LASER, UTILIZANDO INTERFERÔMETRO COMO PADRÃO METEROLÓGICO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n0-43756. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43756. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").