AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO, LEAP-FROG, NO MONITORAMENTO DE RECALQUES EM BARRAGEM DE CONCRETO DE MÉDIO PORTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse trabalho busca avaliar a acurácia do nivelamento trigonométrico, método Leap-Frog, no monitoramento de movimentos verticais (recalque) em grandes estruturas. Tradicionalmente, esses deslocamentos são determinados a partir do nivelamento geométrico de precisão, método das visadas iguais. Com a evolução das Estações Totais, hoje com precisão angular melhor que 1" e linear melhor que 2mm por quilômetro, busca-se determinar desníveis com precisão compatível à primeira ordem de forma indireta, ou seja, observando-se ângulos zenitais e distâncias inclinadas. O presente estudo foi conduzido durante a formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Mauá, através da determinação do desnível entre dois benchmarks, materializados a montante através de pilares de centragem forçada instalados um na margem direita e outro na margem esquerda (montante) e 17 marcos de superfície (MSUi) engastadas na crista da barragem. Os desníveis obtidos utilizando Nivelamento Geométrico de Precisão (Método Direto) e os desníveis obtidos com Nivelamento Trigonométrico (Método Indireto) foram comparados, sendo determinadas as precisões obtidas com o nivelamento trigonométrico, com variação da ordem centimétrica para distâncias próximas a 1000 metros. Destaca-se com o estudo a importância dos efeitos de refração nos resultados obtidos. Foram também realizadas comparações com diferentes valores para o coeficiente de refração "k".
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SILVA, R. N. F.; FAGGION, P. L.; VEIGA, L. A. K. AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO, LEAP-FROG, NO MONITORAMENTO DE RECALQUES EM BARRAGEM DE CONCRETO DE MÉDIO PORTE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n1-43895. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43895. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").