AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO, LEAP-FROG, NO MONITORAMENTO DE RECALQUES EM BARRAGEM DE CONCRETO DE MÉDIO PORTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esse trabalho busca avaliar a acurácia do nivelamento trigonométrico, método Leap-Frog, no monitoramento de movimentos verticais (recalque) em grandes estruturas. Tradicionalmente, esses deslocamentos são determinados a partir do nivelamento geométrico de precisão, método das visadas iguais. Com a evolução das Estações Totais, hoje com precisão angular melhor que 1" e linear melhor que 2mm por quilômetro, busca-se determinar desníveis com precisão compatível à primeira ordem de forma indireta, ou seja, observando-se ângulos zenitais e distâncias inclinadas. O presente estudo foi conduzido durante a formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Mauá, através da determinação do desnível entre dois benchmarks, materializados a montante através de pilares de centragem forçada instalados um na margem direita e outro na margem esquerda (montante) e 17 marcos de superfície (MSUi) engastadas na crista da barragem. Os desníveis obtidos utilizando Nivelamento Geométrico de Precisão (Método Direto) e os desníveis obtidos com Nivelamento Trigonométrico (Método Indireto) foram comparados, sendo determinadas as precisões obtidas com o nivelamento trigonométrico, com variação da ordem centimétrica para distâncias próximas a 1000 metros. Destaca-se com o estudo a importância dos efeitos de refração nos resultados obtidos. Foram também realizadas comparações com diferentes valores para o coeficiente de refração "k".
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
SILVA, Raquel Naiara Fernandes; FAGGION, Pedro Luis; VEIGA, Luís Augusto Koenig. AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO, LEAP-FROG, NO MONITORAMENTO DE RECALQUES EM BARRAGEM DE CONCRETO DE MÉDIO PORTE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n1-43895. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43895. Acesso em: 13 abr. 2025.