INVESTIGAÇÕES PRELIMINARES DO PROCESSO DE CALIBRAÇÃO DE SISTEMAS DE NIVELAMENTO DIGITAIS UTILIZANDO COMPARADOR HORIZONTAL NA UFPR

Conteúdo do artigo principal

Alyne Raminelli Siguel Gemin
Santos Matos
Pedro Luís Faggion

Resumo

Com o avanço da tecnologia os sistemas de nivelamento digitais têm substituído os níveis convencionais em diversos campos da aplicação, principalmente devido à eï¬ciência e automatização. Estes sistemas são compostos basicamente por um nível digital e uma mira gravada em código de barras, onde as precisões das observações estão relacionadas com a escala da mira, bem como os dispositivos CCD constantes nos níveis. Com o passar do tempo e devido ao desgaste em função do uso, tanto a escala do nível quanto da mira podem mudar, degradando a qualidade das observações. Desta forma, para alcançar e garantir um grau adequado de precisão nos levantamentos é essencial que os instrumentos de nivelamento sejam veriï¬cados e calibrados. Nos últimos anos, diversas pesquisas foram desenvolvidas para a calibração dos sistemas de nivelamento digitais, onde estruturas denominadas de comparadores verticais ou horizontais são utilizadas. No Brasil, não foram encontrados indícios sobre a investigação e construção destes sistemas, assim, é apresentado neste artigo as primeiras pesquisas voltadas ao projeto construtivo de um comparador horizontal na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde uma nova metodologia para o processo de calibração é proposta. Inicialmente, discute-se a importância da calibração dos sistemas de nivelamento digitais usando comparadores e, em seguida, são apresentados os primeiros resultados obtidos com observações realizadas neste sistema. Os resultados indicam a capacidade na detecção de variações submilimétricas, conï¬rmando a potencialidade no processo de calibração de sistemas de nivelamento digitais do comparador horizontal da UFPR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GEMIN, A. R. S.; MATOS, . S.; FAGGION, P. L. INVESTIGAÇÕES PRELIMINARES DO PROCESSO DE CALIBRAÇÃO DE SISTEMAS DE NIVELAMENTO DIGITAIS UTILIZANDO COMPARADOR HORIZONTAL NA UFPR. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 10, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n10-44301. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44301. Acesso em: 1 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Alyne Raminelli Siguel Gemin, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (2010) e mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente cursa doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2015), sendo professora assistente I da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de geociências, com ênfase em geodésia e topografia, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento geodésico e topográfico e monitoramento geodésico de estruturas.

Santos Matos, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (2009) e mestrado em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2013). Desenvolve seu doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná, na área de Geodésia aplicada à Engenharia, com ênfase em Controle Instrumental e Topografia Industrial. Atualmente é professora do Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná

Pedro Luís Faggion, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1990), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1993) e doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Paraná, Gerente Técnico do Laboratório de Instrumentação Geodésica, Vice Diretor do Setor de Ciências da Terra, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, modalidade PQ-02 e Conselheiro Titular do Concelho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geodésia, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento geodésico, instrumentação geodésica, monitoramento geodésico de estruturas e ajustamento de observações.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)