CONTROLE GEODÉSICO DE TRILHOS INDUSTRIAIS UTILIZANDO AUTOCOLIMAÇÃO ÓPTICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Instalado no Laboratório de Instrumentação Geodésica da Universidade Federal do Paraná encontra-se uma estrutura utilizada na calibração da graduação de miras verticais de invar, as quais são usadas em nivelamento geométrico de alta precisão (Faggion & de Freitas, 1996). Esta estrutura tem como componentes básicos: pilares, trilhos e carrinho de deslocamento do refletor móvel do interferômetro. Neste trabalho realizou-se o levantamento 3D por métodos topográficos e geodésicos dos trilhos com autocolimação, determinado-se as deformações horizontais e verticais dos mesmos. A autocolimação, que consiste em se observar simultaneamente a imagem de fendas reticulares iluminadas e os fios de reticulo de um colimador, sendo a imagem das fendas obtida por reflexão da luz em um espelho plano. O colimador é acoplado em um teodolito de forma rígida permitindo a medida de deslocamentos angulares, que posteriormente são transformados em deslocamentos lineares. Os resultados obtidos neste método foram comparados aos determinados com o método nivelamento geométrico. Como produto final deste trabalho obteve-se um modelo digital tridimensional comparativo dos métodos. Conclui-se que este método de autocolimação pode ser aplicado na locação, monitoramento e controle de trilhos utilizados em indústrias.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
NADAL, C. A.; FAGGION, P. L.; BRASIL, R. P.; HILLESHEIN, V. CONTROLE GEODÉSICO DE TRILHOS INDUSTRIAIS UTILIZANDO AUTOCOLIMAÇÃO ÓPTICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n0-43711. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43711. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").