CONTROLE DA ESTABILIDADE DAS RRNN (PADRAO IBGE) UTILIZANDO NIVELAMENTO GEOMÉTRICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A partir do nivelamento geométrico de primeira ordem o Laboratório de Aferição e Instrumentação Geodésica da UFPR (LAIG) vem estudando o comportamento da estabilidade dos marcos (RRNN), narede científica implantada na UFPR desde o segundo semestre de 1995. Este estudo é justificado emvista nas altas precisões requeridas das redes fundamentais de nivelamento. A rede científica para teste da UFPR abrange uma extensão de 7.3 km, localizando linhas em diferentes condições (declives leves e acentuados e variadas extensões de linhas); ela possui um ponto pertencente à rede do IBGE (com altitude conhecida), possui ainda três tipos de marcos: a) oito marcos padrão IBGE para pontos altimétricos de alta precisão; b) oito marcos modificadosa partir do padrão IBGE,incluindo ferro armado na estrutura e aumento da área de apoio da fundação, implantados no início do projeto; c) oito marcos experimentais de menor estabilidade, como os usualmente empregadosnas redes secundárias.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").