AVALIAÇÃO DA EXATIDÃO DO MDE OBTIDO POR MEIO DO SRTM E PELA DE CARTA DO IBGE NA ESCALA 1:100.000
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo apresenta uma avaliação sobre a exatidão do MDE, gerado a partir dos dados SRTM, tendo como fonte de controle os próprios pontos cotados da carta do IBGE. Para a implementação do estudo proposto, foi utilizada uma carta topográfica, escala 1:100.000 (Carta Brasília - CARTA_COTA), disponível no site do IBGE, em formato raster. A partir dos pontos selecionados da Carta Brasília, foram retiradas as coordenadas e os valores altimétricos para serem comparados com os do MDE (MDE_COTA) e do SRTM (SRTM_COTA). Foi realizado o teste de Shapiro-Wilk e foi demonstrada a normalidade dos dados. Para testar a hipótese nula de que os dados são semelhantes estatisticamente foi aplicado o teste t de student, e para a análise de precisão foi realizada a regressão linear múltipla. A aplicação do teste t permitiu aceitar a hipótese nula de que as variáveis são dependentes, ou seja, estatisticamente semelhantes. O resultado da regressão linear múltipla para os três conjuntos de amostras (n=20 e CARTA_COTA como variável independente) mostrou-se altamente significativo, com R² de 0,997 entre MDE_COTA e CARTA_COTA e 0,824 entre SRTM_COTA e CARTA_COTA. Enfim, os resultados demonstraram a compatibilidade dos produtos MDE_COTA e SRTM_COTA com a escala de trabalho proposta no presente estudo, ou seja, 1:100.000 e menores.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BIAS, E. de S.; RIBEIRO, R. J. da C.; BAPTISTA, G. M. de M.; BERNARDI, J. V. E. AVALIAÇÃO DA EXATIDÃO DO MDE OBTIDO POR MEIO DO SRTM E PELA DE CARTA DO IBGE NA ESCALA 1:100.000. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n1-43727. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43727. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").