Caracterização espectral de corais do Sudoeste do Atlântico
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os recifes de coral são um dos ecossistemas mais ricos e diversos na Terra e atualmente tem sofrido diversos impactos sejam eles naturais ou antrópicos. O sensoriamento remoto tem se transformado em um mecanismo na busca da conservação destes ambientes. Conhecer as respostas espectrais dos organismos estudados aumenta a eficiência do uso desta ferramenta nos estudos ambientais. Este trabalho tem como finalidade aumentar o conhecimento acerca dos dados espectrais de corais saudáveis e branqueados coletados no Atlântico Sul. Para isto foram utilizadas diversas análises tais como: análise de médias, derivadas e índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI- Normalized Difference Vegetation Index). Ao todo foram coletados 67 dados espectrais de corais e hidrocoral saudáveis e branqueados de diversas espécies endêmicas, de grande resistência e encontradas em outros recifes do Atlântico, as quais são: Agaricia agaricites, Favia gravida, Mussismilia braziliensis, Mussismilia harttii, Porites astreoides, Siderastrea stellata e o hidrocoral Milepora alcicornis. Os resultados mostram que a maioria dos corais e o hidrocoral coletados são classificados como corais marrons, e que a espécie P. astreoides, diferente do observado em outros recifes no mundo, seria classificada como azul. As técnicas utilizadas corroboraram com outros trabalhos previamente publicados revelando que é possível separar espectralmente corais saudáveis e branqueados. As diferenças observadas nas derivadas sugerem que seja possível separar estes corais em diferentes espécies, indo além da classificação geral: marrom e azul e a análise do NDVI mostrou a proximidade existente entre os corais branqueados e a espécie P.astreoides, e que provavelmente esta relação esteja relacionada com a concentração de clorofila-a nestes organismos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DE MEDEIROS, T. A. G.; SEOANE, J. C. S.; JONCK, C. C. de A. C.; BARBOSA, C. F.; BAPTISTA, G. M. de M.; NOLASCO, M. C. Caracterização espectral de corais do Sudoeste do Atlântico. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 3, p. 997–1032, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n3-45709. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45709. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").