ANÁLISE SAZONAL DA RELAÇÃO ENTRE SEQUESTRO DE CARBONO E ILHAS DE CALOR URBANAS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, BELO HORIZONTE E BRASÍLIA

Conteúdo do artigo principal

Marceli Terra de Oliveira
Khalil Ali Ganem
Gustavo Macedo de Mello Baptista

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar a influência da sazonalidade e da supressão vegetal no aumento de temperatura em grandes metrópoles, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Correlacionar esses parâmetros implica num melhor conhecimento dos impactos associados à expansão dessas cidades, bem como avaliar aspectos ambientais relacionados ao planejamento urbano das mesmas. Por meio dos dados do sensor OLI do Landsat 8 foram obtidos dados do índice CO2flux, o qual detecta o sequestro de carbono. Posteriormente utilizou-se dados do sensor TIRS do mesmo satélite, os quais foram calibrados para obter a temperatura de brilho. Os dois parâmetros foram correlacionados utilizando-se o Coeficiente de Kendall. De modo geral, os resultados tiveram ampla variação do CO2flux e temperatura ao se comparar áreas urbanizadas e não urbanizadas, sendo que a relação estabelecida entre os parâmetros é inversa. As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, apresentaram maior registro de temperatura e menor variação do sequestro de carbono em função da sazonalidade. A diferença sazonal entre os parâmetros para a cidade de Belo Horizonte foi mínima. Já para Brasília, a sazonalidade demonstrou ter uma forte influência, especialmente no comportamento do sequestro de carbono. Ao final, a correlação dos índices comprovou que a relação inversa entre o CO2flux e a temperatura ocorre devido a variação sazonal do balanço de radiação solar recebido e à capacidade fotossintética florestal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
TERRA DE OLIVEIRA, M.; GANEM, K. A.; BAPTISTA, G. M. de M. ANÁLISE SAZONAL DA RELAÇÃO ENTRE SEQUESTRO DE CARBONO E ILHAS DE CALOR URBANAS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, BELO HORIZONTE E BRASÍLIA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 4, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n4-44336. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44336. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marceli Terra de Oliveira, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Khalil Ali Ganem, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Gustavo Macedo de Mello Baptista, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>