ANÁLISE DE DIFERENTES TRANSFORMAÇÕES PARA A CORREÇÃO GEOMÉTRICA DE IMAGENS ORBITAIS DE ALTÍSSIMA RESOLUÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A alta resolução espacial de imagens provenientes de sensores orbitais proporciona grande facilidade na identificação de feições e pontos para a realização da correção geométrica. Contudo, há a necessidade de se estimar as coordenadas dos pontos fiduciais com grande precisão, pois os erros inerentes a estas coordenadas se propagam, de forma significativa, para a imagem corrigida geometricamente. Consequentemente, para avaliar a qualidade das imagens corrigidas, há a necessidade de se empregar técnicas que evidenciem a incerteza posicional de forma espacializada. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a correção geométrica em uma imagem orbital de altíssima resolução espacial, proveniente do sensor QuickBird, aplicando diferentes modelos de transformação de coordenadas no espaço, como modelos de projeção afim, projetivo e projetivo modificado. Utilizando coordenadas dos pontos fiduciais, no sistema terrestre, com precisão devidamente avaliada, o método dos mínimos quadrados e a propagação de variâncias, foi possível estimar as incertezas dos parâmetros para cada modelo utilizado e propagar as variâncias para as coordenadas da imagem corrigida geometricamente, possibilitando a estimativa do erro médio quadrático para cada pixel da imagem.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").