QUANTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS FOCOS DE CALOR NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA E ENTORNO NO PERÍODO DE 2007 A 2016

Conteúdo do artigo principal

Sarah Moura Batista dos Santos
Washington de Jesus Sant Franca-Rocha
António José Bento-Gonçalves
Gustavo Macedo de Mello Baptista

Resumo

Compreender a dinâmica dos incêndios na vegetação é essencial na avaliação dos impactos gerados pela ação do fogo, considerando que a queima de biomassa nos ecossistemas tem sido apontada como um dos principais fatores que causam impactos no clima e na biodiversidade. Uma área sob infl uência do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) foi selecionada, por ser uma Unidade de Conservação de proteção integral inserida na zona núcleo de três Reservas da Biosfera (Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga). A abordagem utilizada neste trabalho faz uso das informações derivadas das imagens dos satélites NOAA e AQUA/TERRA MODIS, com o objetivo de quantiï¬ car e avaliar o comportamento espacial e temporal dos focos de calor detectados na área, considerando na análise um monitoramento no período 2007 - 2016). Para atingir esse objetivo em ambiente SIG foi modelado o padrão de distribuição espacial dos focos, utilizando o estimador de densidade Kernel. Com o tratamento empregado, pôde-se modelar espacialmente a distribuição dos focos de calor para os anos estudados no PNCD e área de entorno, observando-se assim o comportamento espacial e temporal do fenômeno. Conclui-se que os meses com maior número de focos de calor são os meses de setembro a dezembro, e que os anos que apresentam maior números de focos são 2008 e 2015 correspondendo aos anos de ocorrência de El Niño. O estimador de densidade Kernel, utilizado para modelar a distribuição espacial dos focos de calor na área de estudo, teve grande relevância e a partir da sua aplicação foi possível obter informações qualitativas sobre o provável padrão de ocorrência de incêndios na região para o período estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, S. M. B. dos; FRANCA-ROCHA, W. de J. S.; BENTO-GONÇALVES, A. J.; BAPTISTA, G. M. de M. QUANTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS FOCOS DE CALOR NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA E ENTORNO NO PERÍODO DE 2007 A 2016. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 4, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44329. Acesso em: 8 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sarah Moura Batista dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente

Washington de Jesus Sant Franca-Rocha, Universidade Estadual de Feira de Santana

Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente

António José Bento-Gonçalves, Universidade do Minho

Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Geografia

Gustavo Macedo de Mello Baptista, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>