Avaliação da Qualidade da Rede de Drenagem Fornecida pelo MERIT Hydro: uma Base de Dados com a Rede Hidrográfica Disponibilizada em Escala Global
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O mapa de representação dos rios é importante em diversos estudos e costuma ser obtido através do processamento de dados de elevação provenientes do Modelo de Digital de Elevação (MDE). Com base nisso, foi desenvolvido o MERIT Hydro, que fornece a rede hidrográfica de todo o globo, obtida através do processamento do MDE e de informações da posição de rios, lagos e demais corpos d’água em escala global. Nesse sentido, este trabalho avaliou a qualidade da rede de drenagem fornecida pelo MERIT Hydro e comparou com o desempenho da rede de drenagem obtida com o processamento do MDE disponibilizado pelo projeto Shuttle Radar Topographic Mission (SRTM). Para tanto foi utilizada uma rede de drenagem de referência disponível para alguns rios das bacias hidrográficas do Rio Uruguai e do Rio São Francisco, e obtida através da digitalização manual de rios com base em imagens de satélite. Foram avaliadas métricas de comprimento da rede de drenagem, percentagem dentro do buffer e distância média. Os resultados mostraram que a rede de drenagem proveniente do MERIT Hydro representou com maior precisão os rios avaliados e o desempenho do MERIT Hydro foi no geral superior ao desempenho da rede obtida a partir do processamento do MDE do SRTM.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").