Avaliação da Qualidade da Rede de Drenagem Fornecida pelo MERIT Hydro: uma Base de Dados com a Rede Hidrográfica Disponibilizada em Escala Global

Conteúdo do artigo principal

Dário Macedo Lima
Adriano Rolim da Paz
Aricson Garcia Lopes
Thiago de Sá Sena
Cinthia Maria de Abreu Claudino

Resumo

O mapa de representação dos rios é importante em diversos estudos e costuma ser obtido através do processamento de dados de elevação provenientes do Modelo de Digital de Elevação (MDE). Com base nisso, foi desenvolvido o MERIT Hydro, que fornece a rede hidrográfica de todo o globo, obtida através do processamento do MDE e de informações da posição de rios, lagos e demais corpos d’água em escala global. Nesse sentido, este trabalho avaliou a qualidade da rede de drenagem fornecida pelo MERIT Hydro e comparou com o desempenho da rede de drenagem obtida com o processamento do MDE disponibilizado pelo projeto Shuttle Radar Topographic Mission (SRTM). Para tanto foi utilizada uma rede de drenagem de referência disponível para alguns rios das bacias hidrográficas do Rio Uruguai e do Rio São Francisco, e obtida através da digitalização manual de rios com base em imagens de satélite. Foram avaliadas métricas de comprimento da rede de drenagem, percentagem dentro do buffer e distância média. Os resultados mostraram que a rede de drenagem proveniente do MERIT Hydro representou com maior precisão os rios avaliados e o desempenho do MERIT Hydro foi no geral superior ao desempenho da rede obtida a partir do processamento do MDE do SRTM.

Downloads

Detalhes do artigo

Seção

Artigos Originais

Como Citar

LIMA, Dário Macedo; PAZ, Adriano Rolim da; LOPES, Aricson Garcia; SENA, Thiago de Sá; CLAUDINO, Cinthia Maria de Abreu. Avaliação da Qualidade da Rede de Drenagem Fornecida pelo MERIT Hydro: uma Base de Dados com a Rede Hidrográfica Disponibilizada em Escala Global. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 74, n. 2, p. 214–227, 2022. DOI: 10.14393/rbcv74n2-63736. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/63736. Acesso em: 4 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.