COMPARAÇÃO ENTRE DADOS COM E SEM CORREÇÃO ATMOSFÉRICA NA CLASSIFICAÇÃO DA COBERTURA DA TERRA DE UMA ÁREA DA CAATINGA UTILIZANDO O GOOGLE EARTH ENGINE

Conteúdo do artigo principal

Khalil Ali Ganem
Gustavo Macedo de Mello Baptista
Washington de Jesus Sant da Franca Rocha
Rodrigo Nogueira Vasconcellos
Marcos Reis Rosa
Deorgia Tayane Mendes de Souza

Resumo

O Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil - MapBiomas - é um projeto voltado para a classiï¬cação da cobertura da terra em imagens dos satélites da série Landsat. Em sua coleção 2, que envolve classiï¬cações geradas de 2000 a 2016, o MapBiomas utilizou, de 2013 em diante, imagens do Landsat-8 em reflectância no topo da atmosfera (TOA). As classiï¬cações foram geradas baseadas em uma árvore de decisão deï¬nida empiricamente pela equipe do projeto. No entanto, é importante veriï¬car como as classiï¬cações se comportam após correção atmosférica pelos algoritmos Fast Line-of-sight Atmospheric Analysis of Hypercubes (FLAASH) e Quick Atmosphere Correction (QUAC). Assim, a partir da seleção da carta topográï¬ca SD-23-X-D (Bom Jesus da Lapa - BA), as classiï¬cações foram geradas pelo Code Editor do Google Earth Engine, plataforma de processamento de imagens de satélite em nuvem, que permite a interpretação e análise de uma ampla gama de informações. Em seguida, foi feita uma avaliação da acurácia à ï¬ m de identiï¬car o dado que melhor representou as classes mapeadas. O dado em reflectância TOA e os dados corrigidos pelo FLAASH e QUAC, apresentaram, respectivamente, valores do Tau de 55,45%, 68,90% e 64,89%, Kappa de 48,28%, 64,60% e 61,55%, e, exatidão global de 62,88%, 74,09% e 70,74%. Ao ï¬nal, concluiu-se que a correção atmosférica impactou positivamente a classiï¬cação da cobertura da terra da carta SD-23-X-D. A diferença de aproximadamente 4% a menos do QUAC em relação ao FLAASH, torna-o mais apropriado, dada sua menor complexidade e maior rapidez no tempo de processamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GANEM, K. A.; BAPTISTA, G. M. de M.; DA FRANCA ROCHA, W. de J. S.; VASCONCELLOS, R. N.; ROSA, M. R.; DE SOUZA, D. T. M. COMPARAÇÃO ENTRE DADOS COM E SEM CORREÇÃO ATMOSFÉRICA NA CLASSIFICAÇÃO DA COBERTURA DA TERRA DE UMA ÁREA DA CAATINGA UTILIZANDO O GOOGLE EARTH ENGINE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 6, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44310. Acesso em: 15 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Khalil Ali Ganem, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Gustavo Macedo de Mello Baptista, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Washington de Jesus Sant da Franca Rocha, Universidade Estadual de Feira de Santana

Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente

Rodrigo Nogueira Vasconcellos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente

Marcos Reis Rosa, Universidade de São Paulo

Departamento de Geografia

Deorgia Tayane Mendes de Souza, Universidade de Brasília

Instituto de Geociências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>