AVALIAÇÃO DA ACURÁCIA VERTICAL DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO (MDES) NAS BACIAS DO PARANOÁ E SÃO BARTOLOMEU
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo fazer uma análise comparativa entre Modelos Digitais de Elevação (MDE) de abrangência global ou nacional, disponíveis gratuitamente na web: ASTER-GDEM, SRTM 4, TOPODATA, HydroSHEDS e um Modelo oriundo de interpolação de mapeamento na escala de 1:10000. Esta análise foi realizada para duas bacias hidrográficas com características de relevo diferentes: a bacia do Rio Paranoá, que possui relevo suave e densidade de drenagem baixa e a do Rio São Bartolomeu, que apresenta relevo movimentado, com alta densidade de drenagem. O método consiste no uso do Padrão de Exatidão Cartográfica dos Produtos Cartográficos Digitais - PEC-PCD, descrito na versão 2.1.3 da Especificação Técnica para a Aquisição de Dados Geoespaciais Vetoriais (ET-ADGV) e teste estatístico do parâmetro t de Student. Na bacia do Paranoá os MDEs TOPODATA, SRTM e HydroSHEDS dem enquadraram-se na escala 1:50000 classe B, enquanto o ASTER e o HydroSHEDS con enquadraram-se na escala 1:100000 classe B. Apenas os MDEs SRTM e HydroSHEDS dem não apresentaram tendências sistemáticas. Na bacia do São Bartolomeu os MDEs TOPODATA, SRTM e ASTER atenderam à escala 1:100000 classe B, enquanto o HydroSHEDS dem atendeu a 1:100000 classe D e o HydroSHEDS con a 1:250000 classe B. Apenas o MDE ASTER não apresentou tendências sistemáticas.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").