v. 5 n. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]
Organização e curadoria deste Dossiê:
Dirce Helena Benevides de Carvalho
Paulina Caon
Dossiê Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas
O presente dossiê – Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas – toma contornos de luta e resistência desde que nasce, como resultante de um curso de extensão e de um seminário, até que chega ao final de sua edição, em pleno dezembro de 2018. O seminário estava pautado na noção de encontro, de troca dialógica, portanto, estava fundamentado naquilo que se torna acontecimento quando há mais de um pensamento em escuta, mais de uma perspectiva em debate. Encontro entre pessoas, entre afetos, entre corpos em experiência no mundo. Nesse sentido, o Dossiê apresenta experiências do ensino de teatro realizadas no âmbito da Educação Básica ou da formação de professorxs de Teatro disseminando as Artes Cênicas como área de conhecimento, considerando sua epistemologia e didática e apresentando os contornos sócio-culturais-políticos da atuação de docentes nos seus diferentes contextos de trabalho. O compartilhamento de práticas cênicas apresentadas pelos professorxs-artistas-pesquisadorxs, em consonância com a cena contemporânea, inserem-se na esfera de uma construção sensível do conhecimento em arte, privilegiando diferentes modos do fazer cênico e, acima de tudo, assegurando a legitimação dos sujeitos-aprendizes em suas expressividades, arroladas, principalmente, pela dupla experiência do pertencimento e do exercício de reconhecimento de alteridades.