GESTO, DOCÊNCIA E PRODUÇÃO DE DIFERENÇAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-02Resumo
O exercício da docência é aqui investigado mais como gesto do que uma experiência teórica ou intelectual de ensino /aprendizagem. Interessa-me ativar o gesto, criando condições para que ganhe expressividade e forma não sendo apenas resultado de um contexto, mas possibilidade de novos. Como um(a) professor(a) ocupa seu espaço? Como sua presença age ou não age? Qual a força do gesto numa pedagogia?
Downloads
Referências
AGAMBEM, Giorgio. Meio sem fim: Nota sobre a política. Trad. Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte. Autêntica, 2015.
CASARES, Adolfo Bioy. A invenção de Morel. Trad. Vera Neves Pedroso. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade: Ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2012.
LECOQ, Jacques. O silêncio. In: Lê théâtre du geste: mimes et acteurs. Bordas: 1987.Tradução de Roberto Mallet. Disponível em: Disponível m em: http://www.grupotempo.com.br/tex_silencio.html Acesso em 8 jan. 2016.
LIMA, Daniella; AUR
LINS, Osman. Os gestos. São Paulo: Melhoramentos, 1975.
NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos, ou, como se filosofa com o martelo. Tradução, apresentação e notas Renato Zwick, Porto Alegre: L&PM, 2011.
ROMANO, Lúcia. O teatro do corpo Manifesto: Teatro físico. São Paulo: ed. Perspectiva, 2005.
SPINOZA, Benedictus de.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).