GESTO, DOCÊNCIA E PRODUÇÃO DE DIFERENÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-02

Resumo

O exercício da docência é aqui investigado mais como gesto do que uma experiência teórica ou intelectual de ensino /aprendizagem. Interessa-me ativar o gesto, criando condições para que ganhe expressividade e forma não sendo apenas resultado de um contexto, mas possibilidade de novos. Como um(a) professor(a) ocupa seu espaço? Como sua presença age ou não age? Qual a força do gesto numa pedagogia?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Ferreira da Silva, UFT- Universidade Federal do Tocantins


Atriz Mímica - Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins - UFT
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC 
https://teatrodemimagens.wixsite.com/renataferreira

Referências

AGAMBEM, Giorgio. Meio sem fim: Nota sobre a política. Trad. Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte. Autêntica, 2015.

CASARES, Adolfo Bioy. A invenção de Morel. Trad. Vera Neves Pedroso. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e subjetividade: Ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2012.

LECOQ, Jacques. O silêncio. In: Lê théâtre du geste: mimes et acteurs. Bordas: 1987.Tradução de Roberto Mallet. Disponível em: Disponível m em: http://www.grupotempo.com.br/tex_silencio.html Acesso em 8 jan. 2016.

LIMA, Daniella; AUR

LINS, Osman. Os gestos. São Paulo: Melhoramentos, 1975.

NIETZSCHE, Friedrich. Crepúsculo dos ídolos, ou, como se filosofa com o martelo. Tradução, apresentação e notas Renato Zwick, Porto Alegre: L&PM, 2011.

ROMANO, Lúcia. O teatro do corpo Manifesto: Teatro físico. São Paulo: ed. Perspectiva, 2005.

SPINOZA, Benedictus de.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

da Silva, R. F. (2018). GESTO, DOCÊNCIA E PRODUÇÃO DE DIFERENÇAS. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 5(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-02

Edição

Seção

Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade