Anúncios

Chamadas Rascunhos 2024:

* Dossiê Artes da Cena e as Tecnologias da imagem e do som: estratégias pedagógicas e processos composicionais

O dossiê Artes da Cena e as Tecnologias da imagem e do som: estratégias pedagógicas e processos composicionais  estará recebendo artigos, ensaios, entrevistas, traduções e outros textos que girem em torno desses temas até dia 30 de abril de 2024, pelo portal da Revista Rascunhos, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC/UFU.

Organizadores Colaboradores: José Eduardo de Paula (UFU) e Lisandro Bellotto (UFSM)

**Poéticas, dramaturgias e modos de fazer do(s) circo(s) contemporâneo (s)

O circo traz em sua história a característica do hibridismo e da itinerância e, portanto, do movimento. O circo atravessa a modernidade, chega na contemporaneidade e se torna cada vez mais plural. Diversos modos de produção passam a ser nomeados – o circo clássico o circo novo, o circo contemporâneo, o circo de rua, entre outros possíveis – e cada um deles se desdobra em tantas poéticas distintas. 
Para esta edição, convidamos pesquisadores e artistas brasileiros para submeterem artigos, ensaios, entrevistas, traduções sobre:
- o circo como linguagem artística, conceitos e transformações
- poéticas e questões artísticas do circo atual (incluindo abordagens de temas relacionados a gênero, raça, questões políticas, histórias de vida/autobiografias, entre outras)
- dramaturgia e escrita cênica circense
- análises de espetáculos (escrita crítica) e/ou de processos de criação
- modos de produção e organização social do circo (incluindo aspectos relacionados a organização do trabalho, financiamento, esferas de circulação e públicos)
- modalidades circenses em suas expressões contemporâneas (comicidade/palhaçaria, equilíbrios, técnicas aéreas, acrobacias, malabarismo e manipulação de objeto, entre outras)
- estudos comparativos entre contextos ou países até 29 de maio de 2024 pelo portal da Revista Rascunhos, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC/UFU. 

Organizadores Colaboradores: Diocélio Barbosa (UFBA) e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira (UNESP)