DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América Latina

Autores

  • Lígia Marina Almeida Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-05

Resumo

Este artigo busca apresentar uma experiência artístico-pedagógica, no campo das artes cênicas, desenvolvida na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Pascoal Leite Dias (Terra Indígena Terena Limão Verde - Aquidauana/MS - 2016) como possível modelo de ação, a ser refuncionalizado, para artistas-pedagogos em artes cênicas interessades em dialogar com a Lei 11.645/2008 que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio de todo país.

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Biografia do Autor

Lígia Marina Almeida, Universidade do Estado de Santa Catarina

Provocadora de processos psicomágicos e pesquisadora indisciplinar. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina com a pesquisa em andamento intitulada ABC da luta dos povos originários do Brasil: performances, pedagogias, propagandas e (imagens) políticas pela descolonização social sob orientação da Profa. Dra. Fátima Costa de Lima. limarina70@gmail.com. Bolsista PROMOP/UDESC.

Referências

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Almeida, L. M. (2018). DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América Latina. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 5(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-05

Edição

Seção

Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade