A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar

Autores

  • Thiago Camacho Teixeira Mestrando na Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-04

Resumo

Este artigo pretende trazer apontamentos teóricos, metodológicos e práticos acerca das construções cênicas e próprias da linguagem da performance, elaboradas por meio de experiências estético sensoriais e por meio de seus decorrentes relatos e repercussões no interior das escolas públicas, localizadas no interior de uma perifeira da Zona Sul da cidade de São Paulo, tendo em vista o diálogo entre artistas - inclusive em formação -, professores, estudantes, comunidades escolar e local, e sociedade. Tem compreendido também o intuito de discutir os sentidos da transgressão, componente próprio da linguagem, no ambiente escolar.

Palavras-chave: arte como experiência, arte-educação, liberdade de expressão

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Biografia do Autor

Thiago Camacho Teixeira, Mestrando na Universidade de São Paulo.

ECA - Escola de comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP

Universidade de São Paulo - USP

Mestrado em Artes Cênicas pela USP

Teoria e Prática do Teatro - Texto e Cena

Dissertação: A arte da performance como ação cultural em escolas públicas. 

Graduado pela UNESP em Arte-Teatro

e Graduado em Letras - Português, Inglês e Literaturas. 

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Teixeira, T. C. (2018). A ARTE DA PERFORMANCE COMO AÇÃO CULTURAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE UMA PERIFERIA NA CIDADE DE SÃO PAULO: os sentidos da transgressão como componente dessa linguagem no Universo Escolar. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 5(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-04

Edição

Seção

Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade