Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
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- A submissão adequa-se a uma das Modalidades de Trabalhos: Artigos, Ensaios, Entrevistas, Dramaturgias e Croquis de Espaço Cênico, Figurinos e Indumentárias.
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O trabalho submetido (no caso de artigo) inicia com Resumo, Palavras-chave, Abstract e Keywords. Após o texto do artigo, há a listagem das Referências Bibliográficas.
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Sala de Ensaios - artigos da chamada contínua da revista
Chamada contínua
LUIZ PAZZINI- Teatro de Memórias e Processos Educativos
O dossiê da Revista Rascunhos- Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, intitulado LUIZ PAZZINI- Teatro de Memórias e Processos Educativos visa a prestar uma homenagem a Luiz Roberto de Souza [Luiz Pazzini (1953-2020)] através de reflexões teóricas, experiências pedagógicas e memórias que estejam relacionadas ou que tangenciem a prática desse artista/docente/pesquisador no teatro.
Luiz Pazzini era de Serverínia, interior de São Paulo, e desde 1992 vinha se dedicando à prática artística e pedagógica do teatro no Maranhão, estado que adotou e no qual desenvolveu uma parte significativa da sua vida artística e docente, seja no âmbito do Curso de Educação Artística, seja no Curso de Licenciatura em Teatro, da Universidade Federal do Maranhão.
Um dos principais legados de Luiz Pazzini foi o Grupo Cena Aberta, com o qual tinha como objetivo pesquisar a linguagem teatral pautada na relação ator, pesquisador e educador, desenvolvendo experimentos cênicos, intervenções e espetáculos performáticos, sempre explorando espaços inusitados com alunos e alunas do curso de Teatro/UFMA, e pessoas da comunidade em geral.
Tanto no grupo, como coordenando o projeto de extensão “Memória e Encenação em Movimento: ABC da Cultura Maranhense” (PROEXCE/UFMA), e, ainda, ofertando oficinas formativas para professores das Licenciaturas do Campo, discentes do Ensino Médio, atores e populações quilombolas do Estado do Maranhão, foi contemplado com prêmios federais que oportunizaram a continuidade da pesquisa, que carrega em seu cerne os ensinamos da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e o Teatro Político de Bertold Brecht. A metodologia do work in process acompanhava todo o processo formativo dos futuros licenciados, como também inseria no cenário cultural local novas formas de PENSAR/FAZER TEATRO NO MARANHÃO.
Este dossiê, que será divido em artigos; ensaios de memória e/ou experiências; e em entrevistas, terá como discussão central as práticas artísticas e pedagógicas elaboradas e difundidas por Luiz Pazzini. O tema contribuirá para as discussões das áreas da história do teatro, da pedagogia do teatro, do teatro político, do teatro de memórias, do fazer enquanto exercício do conhecimento em teatro, da linguagem da performance, e do teatro performativo. Eixos abordados de forma descentralizada, que trarão para o cerne das discussões o fazer e o pensar o teatro no Maranhão e de que forma elas encontram ecos nas práticas teatro-educativas Brasil a fora.
Organizadores desse dossiê:
Gilberto dos Santos Martins (UFMA) e João Victor da Silva Pereira (UFMA)
ATENÇÃO nova data limite para submissões: 30 de novembro de 2020.
Corporalidades na educação.
O dossiê Corporalidades na educação é fruto dos diálogos estabelecidos no Grupo de Trabalho Corpos e corporalidades em educação e a educação dos corpos por ocasião do IV Encontro Latinoamericano de Investigadores/as sobre Corpos e Corporalidades nas Culturas, realizado em agosto 2021. A partir dos contextos, ideias e abordagens metodológicas transdisciplinares presentes nas pesquisas de diferentes países latinoamericanos, observamos a emergência de uma diversidade de sentidos para as noções de corpo e corporalidade, que se desdobram em diferentes possibilidades de pensamento e ação no campo educativo.
Dossiê Yuyachkani
Dossiê em comemoração aos 51 anos do grupo Yuyachkani, com textos de autores convidados, nacionais e estrangeiros e organização de Narciso Telles e Ana Júlia Marko.
Processos de preparação e criação - corpos, poéticas, memórias e políticas
Reflexões sobre os resultados científicos-artísticos do EPA2019 - Seminário do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - PPGAC-IARTE/UFU.
Poéticas cênicas negras: epistemologias, diálogos e escrituras
O presente dossiê reúne pesquisadores das artes cênicas, a partir de um debate epistemológico que se propõe ser urgente na contemporaneidade: deslocar e descentralizar as referências conceituais, do fazer artístico e do pensamento teórico que nutrem as investigações nas artes da cena e da presença. A partir de uma reflexão crítica sobre a hegemonia do pensamento de homens brancos e europeus vigente em nossa academia, as colaboradoras e colaboradores procuram situar e incluir contribuições negroreferenciadas com olhares plurais e atentos ao pensamento afrocentrado no panorama das ideias. Diante da pluralidade e da diversidade de contribuições conceituais realizadas por pessoas africanas e por pensadores afrodiaspóricos, elegeu-se as provocações de Frantz Fanon como um ponto de partida, e que foram capazes de reverberar importantes atravessamentos artísticos, políticos e epistemológicos atuais. A partir dessas reflexões, outras pensadoras e pensadores são convidados a partilhar de um "ajeum" (uma grande ceia) filosófico, respondendo à academia por meio da presentificação da pessoa negra, um esforço de descolonilzar as matrizes epistemológicas das artes cênicas.
Dossiê Cena Animada: mestres argentinos do teatro de animação latino-americano
[Dossiê] Ensaios e/ou artigos provenientes de pesquisas teóricas, práticas e/ou históricas sobre a presença e as relações de artistas do teatro de animação argentino na América Latina, sobre aspectos do teatro de títeres argentino tradicionais ou contemporâneos, e sobre os seus nomes proeminentes. Também serão aceitas traduções de textos sobre o tema ainda não publicados em português, transcrições de entrevistas e registros de processos.
Arte na Educação Básica
A revista espera receber artigos, ensaios e entrevistas que abordem temas contemporâneos sobre as políticas educacionais no campo da arte
58 Indícios sobre o corpo
Dossiê - autores convidados abordam a performance "58 Indícios sobre o corpo", de Emilio Gracia Wehbi.Performance e Pedagogias: Poéticas e Políticas do Corpo
Ensaios e/ou artigos provenientes de pesquisas teóricas, práticas e/ou históricas sobre as relações entre performance, cena contemporânea e as diferentes abordagens artístico-pedagógicas. Trabalhos resultantes de pesquisas vinculadas ao campo da performance e da cena contemporânea, que estabeleçam conexões com processos de criação e/ou pedagógicos.Dossiê Viewpoints: Estudos e Práticas
Política padrão de seçãoDossiê Desmontagem
Política padrão de seçãoParte II - Performances Culturais
Sessão integrante do Vol. 3, nº. 2 (2016): DOSSIPrimeira Seção: EPISTEMOLOGIAS ARTÍSTICAS A PARTIR DO CORPO NEGRO
Primeira Seção: Epistemologias artísticas a partir do corpo negro
Dossiê: Poéticas cênicas negras: epistemologias, diálogos e escrituras
Segunda Seção: CONVERSANDO COM FANON
Segunda Seção: CONVERSANDO COM FANON
Dossie Poéticas cênicas negras: epistemologias, diálogos e escrituras
A cibercultura e o retorno a casa
O Dossiê irá reunir textos avaliados pelos pares e de convidados que apresentem reflexões sobre os novos contornos do mundo atual e as transformações nas artes cênicas e na produção cultural em uma sociedade em rede intensificadas por contextos pandêmicos de distanciamento socia. Organização: Fernando Aleixo e Renata Ferreira.
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