O GRUPO DE TEATRO DO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG E O ESPETÁCULO A ARCA DO LIXO: o ensino de teatro para a construção de cidadania

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-14

Resumo

Este trabalho pretende refletir sobre o ensino do teatro para a construção de cidadania a partir do processo de criação e montagem, realizado no ano de 2013, do espetáculo A arca do lixo, do Grupo de Teatro do Centro Pedagógico da UFMG.

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Biografia do Autor

Fabrício Trindade Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Fabrício Trindade é artista da cena. Doutorando em Artes da Cena pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Estudos Literários (Área de concentração: Literaturas Modernas e Contemporâneas / Linha de Pesqusa: Literaturas, outras Artes e Mídias) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (NELAP) liderado pela professora Sara Rojo. Licenciado em Teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG. Professor das disciplinas relacionadas ao Corpo no curso Técnico de Formação de Ator do Atelier das Artes Integradas (Itabirito/MG). Foi Coordenador do Núcleo de Arte Educação do Projeto Rondon Minas (Programa de Conciliação para remoção e reassentamento humanizados de famílias do anel rodoviário e br381) de 2014 a 2016. Integra o Grupo Mamãe tá na Plateia, Coletivo Mulheres Míticas e Mayombe Grupo de Teatro onde desenvolve trabalhos cênicos relacionados às diversas áreas artísticas. Integrou o Grupo Oficcina Multimédia de 2008 a 2012, desenvolvendo trabalhos como ator, produtor e preparador corporal.

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Pereira, F. T. (2018). O GRUPO DE TEATRO DO CENTRO PEDAGÓGICO/UFMG E O ESPETÁCULO A ARCA DO LIXO: o ensino de teatro para a construção de cidadania. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 5(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-14

Edição

Seção

Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade