DANÇANDO PARA ALÉM DAS REGRAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-12Resumo
Apresenta algumas considerações sobre o uso do jogo como mediador de processos criativos em dança, a partir de proposta desenvolvida em escola pública de Ensino Fundamental em Manaus. A escrita descreve as ações tomadas, tecidas com outras experiências de ensino da dança, se completando no encontro com os alunos e os processos criativos surgidos a partir dessas relações. Percebendo o potencial motivador que o jogo estabelece na criação em dança na escola, são desvelados processos onde puderam ser construídos novas atitudes e valores, proporcionando aos alunos perceberem-se criadores e partícipes, mais sensíveis ao mundo que os cerca.
Downloads
Referências
ALENCAR, Eunice Soriano de; FLEIRTH, Denise de Souza. Criatividade: Múltiplas perspectivas. 3.ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2003.
BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea: Consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.BARRETO, Débora. Dança...: Ensino, sentidos e possibilidades na escola. 2.ed. Campinas: Autores associados, 2005.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
COURTNEY, Richard. Jogo, teatro e pensamento. Traduzido por Karen Astrid Muller e Silvana Garcia. São Paulo: Perspectiva, [2003]. Tradução de Play, drama e thought: The intellectual Background to drama education.
DUARTE J
FERRAZ, Maria Heloísa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do ensino de arte. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
GREINER, Christine. O Corpo. 3.ed. São Paulo: Annablume, 2008.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.
MATURANA, Humberto R.; VERDEN-Z
OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
ROOYACKERS, Paul. 101 more dance games for children: New fun and creativity with movement. Alameda: Hunter House, 2003.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: Um fichário de Viola Spolin. 2.ed. Perspectiva: São Paulo, 2006.
STRAZZACAPPA, Márcia. A educação e a fábrica de corpos: A dança na escola. Cad. CEDES, Abr 2001, vol. 21, n. 53, p. 69-83. ISSN 0101-3262. Disponível em Acesso em: 25 jun. 2008.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).