DESAFIOS PARA O ENSINO DE TEATRO NO ENSINO SUPERIOR: políticas de inclusão e trajetória de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-16

Resumo

No presente artigo retomo alguns desafios colocados para a universidade pública, tal como a heterogeneidade do público ingressante no curso de graduação em Teatro, através das políticas de inclusão. Trago a história de um educador negro e como a abordagem da história de vida nos auxiliou no modo de potencializar sua história no encontro com estudantes da educação básica. Conclui-se entendendo que a trajetória de vida se mostrou potente para a nova adequação curricular das licenciaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Carvalho de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Artes Cênicas

Referências

BRASIL. Lei 10.639/2003 que versa sobre a História e Cultura Afro

BRASIL. Lei 12.711 que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7824.htm> Acessado em 10/04/2018.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. SP: Hucitec, 2006.

CARVALHO, Adélia Aparecida da Silva Carvalho. Chico Rei. Texto não publicado. 2004.

DIAS SOBRINHO, José. Educação Superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação. Campinas, v.18, n.1, p.107-126, mar. 2013.

EISNER, Elliot. Educating Artistic Vision. New York: Maccmillan, 1972.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LIMA, Evani Tavares. Um olhar sobre o Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro Olodum. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Artes). Unicamp, Campinas, 2010.

NASCIMENTO, Anderson Ferreira. An[Coragem]: um educador negro a bordo. Trabalho de conclusão de curso. (Graduação em Teatro). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Figueiredo, R. C. de. (2018). DESAFIOS PARA O ENSINO DE TEATRO NO ENSINO SUPERIOR: políticas de inclusão e trajetória de vida. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 5(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-16

Edição

Seção

Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade