DESAFIOS PARA O ENSINO DE TEATRO NO ENSINO SUPERIOR: políticas de inclusão e trajetória de vida
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-16Resumo
No presente artigo retomo alguns desafios colocados para a universidade pública, tal como a heterogeneidade do público ingressante no curso de graduação em Teatro, através das políticas de inclusão. Trago a história de um educador negro e como a abordagem da história de vida nos auxiliou no modo de potencializar sua história no encontro com estudantes da educação básica. Conclui-se entendendo que a trajetória de vida se mostrou potente para a nova adequação curricular das licenciaturas.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei 10.639/2003 que versa sobre a História e Cultura Afro
BRASIL. Lei 12.711 que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7824.htm> Acessado em 10/04/2018.
CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. SP: Hucitec, 2006.
CARVALHO, Adélia Aparecida da Silva Carvalho. Chico Rei. Texto não publicado. 2004.
DIAS SOBRINHO, José. Educação Superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação. Campinas, v.18, n.1, p.107-126, mar. 2013.
EISNER, Elliot. Educating Artistic Vision. New York: Maccmillan, 1972.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LIMA, Evani Tavares. Um olhar sobre o Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro Olodum. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Artes). Unicamp, Campinas, 2010.
NASCIMENTO, Anderson Ferreira. An[Coragem]: um educador negro a bordo. Trabalho de conclusão de curso. (Graduação em Teatro). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).