https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/issue/feedRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas2023-01-28T15:01:49-03:00Narciso Tellesrascunhos.geac@gmail.comOpen Journal Systems<p>Rascunhos é uma publicação eletrônica, de periodicidade semestral que reúne artistas-pesquisadores do Curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Prof.Artes da Universidade Federal de Uberlândia e de outras IES. Está ligada administrativamente ao Instituto de Artes da UFU.</p>https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/67297Apresentação2022-10-19T10:35:56-03:00Narciso Tellesnarcisotelles@ufu.br<p>Apresentação da Edição Especial.</p>2022-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/55732EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS E SABERES EM TRÂNSITO NA PESQUISA TEATRAL CONTEMPORÂNEA2020-12-22T19:18:34-03:00Adilson Florentinoadilson.silva@unirio.br<p>O texto aqui apresentado é derivado de um conjunto de reflexões tecido como parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e intitulada “A Produção da Pesquisa em Teatro no Brasil: das condições sociais e epistemológicas às condições estéticas”. O referido projeto emerge das minhas angústias, inquietudes e indagações face às condições nas quais são produzidas as pesquisas no campo do teatro nas instituições universitárias públicas brasileiras, principalmente, no decorrer da última década. O viés analítico está perspectivado pelos estudos pós-coloniais e decoloniais, de modo a contribuir para os debate em torno do projeto de descolonização epistemológica e estética das práticas e saberes teatrais.</p>2022-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/64362NO FRIO DA SALA DE AULA VIRTUAL, O ENCONTRO COM UM PEQUENO CALOR2022-07-31T10:58:12-03:00Ana Carolina Paivacarolina.paiva@yahoo.com.br<p>Este artigo se propõe a comentar o percurso de um ano letivo de ensino da disciplina Teatro no modelo remoto para crianças do 2º e do 4º anos do ensino fundamental do CAp UERJ, onde a necessidade de adaptação ao ensino remoto se interpôs na realidade escolar por imposição de uma pandemia viral.</p> <p>Deste modo, pensei e experimentei métodos que se destacaram pela manutenção do espírito do <em>jogo</em> e da <em>imaginação</em>, mesmo num ambiente virtual. Trabalhou-se o <em>jogo</em> no <em>tempo de casa</em> no modo solo e com a participação da família. Além disso, os experimentos metodológicos suscitaram a minha participação como artista docente que instrui o jogo e participa ativamente da ação.</p> <p>Aqui é feito um relato do percurso e os métodos de que intuitivamente lancei mão, associados a um arcabouço teórico clássico da pedagogia do teatro, tais quais os conceitos de <em>Imaginação</em> (BROOK), <em>Ações Físicas</em> (STANISLAVSKY), <em>Jogo</em> (RYNGAERT) e <em>Brincadeira</em> (BENJAMIN).</p>2022-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/63722THEATER COGNITION AND EDUCATION2021-10-27T11:50:38-03:00André Luiz Lopes Magelaandremagela@ufsj.edu.br<p>A proposal for a systematic identification, in everyday life, of a type of thinking, herein called “theater cognition”, concerning the theatrical aspects of what we live. It aims to suggest criteria and manners of planning and conducting theater classes that, by touching on this cognition, can magnify more powerful relationships with this theatrical dimension of life, which relates both to more sophisticated values from each culture and to survival issues, contributing to theater education.</p>2022-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/63903A EXPERIÊNCIA REVISITADA2022-04-01T17:15:44-03:00Barbara Duarte Benattibarbara.d.benatti@gmail.com<p>O presente artigo trata-se de uma pesquisa já concluída, trazendo em relato a experiência da atividade realizada no CAPS ad – Centro de Atenção Psicosocial para usuários de álcool e outras drogas, uma instituição de Saúde Pública voltada a tratamento de transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Foram desenvolvidas atividades de teatro de formas animadas e alguns jogos teatrais do dramaturgo Augusto Boal. Esse trabalho conta com uma busca por uma metodologia de ensino do teatro no âmbito da saúde mental que possa permitir uma apropriação, por parte dos pacientes, dos conceitos próprios a linguagem teatral, e ao mesmo tempo, a interação e reiteração social destes por meio de exercícios e experiências com esta linguagem.</p>2022-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/57814TRAJETO CRIATIVO2022-07-31T11:40:51-03:00Carla Medianeira Antonellocarlantonello@gmail.com<p>O presente artigo analisa o processo criativo instaurado para gerir a continuidade da narrativa da peça <em>Ideias Novas </em>de Graciliano Ramos, composta somente de um ato. A metodologia foi embasada na análise ativa de Stanislávski, na premissa da criação por meio da atmosfera criativa e de <em>études</em>. Os estudantes experimentaram a criação pelo passo a passo de uma montagem teatral, com apresentações abertas ao público.<span class="Apple-converted-space"> </span></p>2022-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/64236O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE TEATRO2022-01-11T17:28:47-03:00Guaraci da Silva Lopes Martinsguaraci.martins@gmail.com<p>O presente artigo versa sobre o estágio supervisionado na formação inicial de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR, Campus de Curitiba II. Esta investigação se fundamenta nos estudos teóricos, sobretudo em autores com pesquisas voltadas para o estágio e o ensino do teatro. O escopo teórico está atrelado à pesquisa de campo, especialmente em distintas escolas do ensino básico. O intuito é o aprofundamento da reflexão sobre esta etapa acadêmica à luz do exercício docente no âmbito escolar.</p> <p> </p> <p> </p>2022-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/61144TEATRO EMPRESA2022-05-23T16:47:04-03:00Jurandir Eduardo Pereira Juniorjurandir.eduardo@ufma.brJosé Evandy Leite Oliveirajurandir.eduardo@ufma.br<p>Este artigo tem como principal objetivo refletir por meio do conceito Teatro Empresa a prática teatral desenvolvida pela Companhia Cambalhotas, grupo de teatro criado no bairro do Anjo da Guarda; periferia de São Luís, que desenvolveu inúmeros trabalhos teatrais nesta perspectiva de mercado cênico. E como a problemática apresentada pelas Políticas Públicas Culturais pode impactar a produção desenvolvida por artistas de teatro, influenciando-os a buscarem novas alternativas mercadológicas para sua arte e manutenção. Outros aspectos levantados neste artigo serão o processo de montagem, o público e a atuação desenvolvida para o Teatro Empresa, principalmente em relação aos espetáculos Mata sem Bicho, Bicho sem Mata, desenvolvido entre os anos de 2008 e 2012; e Realidade ou Pesadelo, desenvolvido entre 2009 a 2013.</p> <p><strong>Palavra - chave: </strong>CRIAÇÃO,EMPRESA,MERCADO,TEATRO,VENDA</p>2022-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/60880PERFORMANCE O CULTO E O PAPEL DA MULHER NA BÍBLIA2022-04-04T09:08:26-03:00Mariana Dias Pereira de Limamarydiaszoe@yahoo.com.br<p>Este artigo propõe relatar uma experiência através da narrativa autobiográfica sobre o processo de criação da performance O Culto. No decorrer do texto apresento e entrelaço minha relação pessoal com a religião, o feminismo e a performance. Por meio de ferramentas autoetnográficas e pesquisa bibliográfica proponho uma análise na intersecção entre performance, feminismo e religião e como esses temas me atravessaram emergindo a necessidade de criar o trabalho artístico. Na discussão proposta relato a criação da performance e teço pontualmente interpretações das passagens usadas no trabalho, sobre como os homens representam a mulher na bíblia e a relação com o patriarcado. A arte da performance possibilita desestabilizar (ainda que numa microesfera) o discurso dominante, entre outras formas de dominação e opressão.</p>2022-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/58714REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ENSINO, APRENDIZAGEM E TREINAMENTO DAS MÚLTIPLAS HABILIDADES DO ATOR-CANTOR-BAILARINO CONTEMPORÂNEO2022-01-05T17:10:24-03:00Tiago Elias Mundimtiago.elias.mundim@gmail.com<p>O intuito deste trabalho é o de gerar reflexões e buscar ferramentas, conceitos e<br />caminhos que colaborem para ampliarmos as possibilidades de ensino,<br />aprendizagem e treinamento das habilidades inerentes ao ator-cantor-bailarino, de<br />modo a propiciarmos um ambiente educacional que leve em consideração as<br />particularidades de cada indivíduo no processo de aquisição e desenvolvimento das<br />habilidades de interpretação, canto, dança e da mescla dessas habilidades em<br />simultaneidade de execução.</p>2022-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/56333INTERMEZZO LATINO2021-04-22T20:50:01-03:00Tiago Silvathyagocenico@gmail.com<p>Inspirado em obras historiográficas e literárias acerca dos processos de colonização na América Latina, o presente texto dramatúrgico aborda as violências, os silêncios e o autoritarismo político presentes no encontro entre colonizadores e nativos. Através da figura de Malinche, indígena que teve um papel fundamental na mediação cultural entre os europeus e o mundo autóctone durante o período colonial, a dramaturgia transita por personagens, situações, alegorias e rubricas carregadas de proposições sensoriais que dialogam com cicatrizes históricas que se fazem presentes na sociedade latino-americana até os dias atuais.</p>2022-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/61018TEATRO DE FRONTEIRA, UMA DÉCADA2021-05-23T15:22:51-03:00Rodrigo Carvalho Marques Douradorodrigo.dourado@ufpe.br<p>O Teatro de Fronteira é um grupo cênico pernambucano que trabalha com as noções de Biodrama e Teatro Documentário. Nesta entrevista, o fundador da companhia, Rodrigo Dourado, recupera a origem e a trajetória artística do grupo, reflete sobre seus modos de produção, suas escolhas poético-estéticas. Faz considerações sobre a criação em tempos pandêmicos e elucida as motivações políticas do trabalho do Fronteira.</p>2022-10-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas