https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/issue/feedRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas2024-09-23T00:00:00-03:00Narciso Tellesrascunhos.geac@gmail.comOpen Journal Systems<p>Rascunhos é uma publicação eletrônica, de periodicidade semestral que reúne artistas-pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia e de outras IES. Está ligada administrativamente ao Instituto de Artes da UFU.</p>https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/73405CONFISSÕES DE RATAZANAS 2024-04-30T17:38:17-03:00Leandro Sousa Alveslleandroalves41@gmail.com<p>A partir de uma investigação prática, este artigo apresenta a criação de uma narrativa performativa (<em>Diário de uma Bixa</em>); a análise do processo criativo através da relação entre real e ficcional, presente na pesquisa de Sérgio Blanco (2018); e uma reflexão sobre o contexto político da inserção de corpos dissidentes na contemporaneidade. O trabalho tem como objetivo contribuir com os estudos da prática como pesquisa, estabelecer uma relação entre o erotismo e a criação e pensar a escrita a partir da experiência. Desse modo, os disparadores criativos, os estudos teóricos e a reflexão sociopolítica atravessam a narrativa performativa e a análise proposta, apresentando-se como resultados da pesquisa.</p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/70136EM CENA OS NÃO DITOS2023-07-18T19:11:00-03:00Emanoel Aparecido de Fariaemmanuelfaria13@hotmail.com<p>Partindo de minhas próprias inquietações enquanto artista hiv+, este artigo pretende lançar um olhar sobre os espaços nas artes da cena em que artistas hiv+ tem desenvolvido trabalhos que refletem seus diagnósticos, e apontam os estigmas impostos aos seus corpos <em>posithivos</em>. Para isso, trago como experiência a peça-palestra <em>A Doença do outro</em>, de Ronaldo Serruya, como forma de explicitar posicionamentos éticos políticos de artistas PVHA nas artes cênicas que tem por pretensão uma ressignificação do imaginário social da doença. Proponho que o corpo <em>posithivo</em> pode ser considerado um corpo-arquivo do imaginário social construído ao longo dos 40 anos da epidemia da aids no Brasil, e para isso se faz necessário uma reconstrução desse imaginário social, logo uma reversão desse arquivo, tendo como método o testemunho, arquivo pessoal de quem sofre uma violência.</p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/74482APRESENTAÇÃO2024-07-19T11:49:48-03:00Eduardo De Paulaedudepaula@outlook.comLisandro Bellottolisandro.bellotto@ufsm.brElise Hirakohirakoelise@gmail.comVanessa Corsovcorsobressan@gmail.com<p>Apresentação do dossiê “Artes da Cena e as Tecnologias da Imagem e do Som: estratégias pedagógicas e processos composicionais”</p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/73335O ESPAÇO NA CARTOGRAFIA DO MOVIMENTO POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS - CMT 2024-05-21T16:11:35-03:00Elise Hirakohirakoelise@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta um entendimento pragmático acerca dos conceitos espaciais, sendo estes </span><span style="font-weight: 400;">topológico</span><span style="font-weight: 400;">s, métricos e cibernéticos na Cartografia do Movimento por meio de Tecnologias digitais - CMT no processo pedagógico. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Em complementaridade, foi realizada uma análise de um estudo de caso da aplicação da CMT em sala de aula, em que propõe-se uma discussão sobre o uso do celular neste território. Deste modo, espera-se que este possa contribuir para pesquisas que desenvolvam estratégias de ensino em diálogo com a tecnologia para a cena.</span></p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/73391TEATRO, PANDEMIA E AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO2024-04-30T10:43:54-03:00Eduardo De Paulaedudepaula@outlook.com<p>Este artigo trata do compartilhamento do processo de preparação e criação de atrizes mediado por plataformas digitais para a produção de uma <em>websérie</em> de três episódios durante a pandemia de COVID-19, mais especificamente no segundo semestre de 2022 e primeiro semestre de 2023, vinculado aos componentes curriculares Ateliê de Criação Cênica I e II, do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Primeiro, se concentrou nos estudos da atuação para a <em>webcam</em> e nas técnicas relacionadas ao trabalho corporal, à composição de personagens e ao jogo, para, seguidamente, debruçar-se na produção dos elementos estritos ao audiovisual: captação, edição e montagem de cenas e episódios. A base ficcional escolhida foi a obra “Confissões de Adolescente” (Maria Mariana, 1992), a qual serviu de pretexto para o desenvolvimento de uma narrativa que mesclou os traços ficcionais com as biografias das próprias atrizes, colocando, assim, o campo perceptivo do espectador em condição de liminaridade.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Atuação, Teatro, Pandemia, Audiovisual, Jogo.</p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/72268PRÁTICAS CORPORAIS NA LICENCIATURA EM TEATRO UAB/UFBA2024-01-25T20:15:53-03:00André Silva dos Santosandrecardosoactor@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo analisar processos prático-cênicos mediados por recursos digitais no curso de Licenciatura em Teatro EaD, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Utilizando uma abordagem crítico-reflexiva, aliada a uma pesquisa qualitativa e autobiográfica, o autor analisa pontos de convergência e divergência identificados durante sua formação como professor de teatro na modalidade presencial e sua subsequente atuação como professor-tutor na modalidade EaD. O embasamento teórico deste artigo inclui referências no campo da educação a distância e da prática teatral associadas às tecnologias digitais, como Almeida (2001), Ayres (2013), Belloni (2001) e Leite (2014).</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Práticas Corporais, Teatro, Educação a distância, Telepresença.</p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/73214AS ARTES DA CENA E SUAS INTERFACES COM AS TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS COMO DESAFIO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS.2024-05-21T16:08:20-03:00Luvel Garcia Leyvaluvel1976@gmail.com<p>O transbordamento dos limites do território das artes e a contaminação com outros campos do saber têm trazido, na contemporaneidade, férteis contribuições para as práticas cênicas e seus processos de ensino. Nesse sentido, no texto se abordam interfaces possíveis entre as artes da cena e as artes visuais, específicamente a partir de experiências artísticas que utilizam tecnologias audiovisuais na cena numa perspectiva interdisciplinar; trazendo referências de relevo para a abordagem das artes integradas no âmbito do ensino de artes nas escolas.</p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/72567DANÇA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO2024-02-29T10:20:32-03:00Flavia Pilla do Valleflavia.valle@ufrgs.brMônica Fagundes Dantasmodantas67@gmail.com<p class="Corpo" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph;"><span style="font-family: 'Century Schoolbook','serif'; background: white;">O texto investiga o k-pop. Como os alunos de uma graduação em Dança aprendem essa dança, oriunda de outro ponto do mundo? Como eles se tornam professores desse estilo e organizam suas aulas? Resgatam-se as relações da tecnologia e dança e, a seguir, adentra-se o universo da educação da <em>Korean dance</em> no Brasil. O ensaio desenvolve-se por meio de depoimentos, além de materiais disponíveis sobre o tema. Conhecer essa modalidade, sucesso entre jovens acadêmicos, traz para a universidade um maior diálogo entre o velho e o novo. Conclui-se que, quando os docentes se aproximam do mundo dos jovens graduandos, tornam-se mais aptos a ajudá-los a relacionar o que aprendem na academia ao que lhes é mais significativo.</span></p> <p class="Corpo" style="text-align: justify; text-justify: inter-ideograph;"><strong><span style="font-family: 'Century Schoolbook','serif';">Palavras-chave: </span></strong><span style="font-family: 'Century Schoolbook','serif';">educação pela mídia, técnicas de ensino-aprendizagem, aula, prática de dança.</span></p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/72077A CÂMERA DO BUTÔ2024-01-15T12:38:27-03:00lisandro bellottolisandro.bellotto@ufsm.brMaria Eduarda Vidmarmaria.candaten@acad.ufsm.br<p>O artigo descreve parte de uma pesquisa acadêmica que se utiliza de práticas orientais como base criativa para o desenvolvimento das relações entre os performers e as tecnologias audiovisuais em cena. Está dividido em quatro momentos: o primeiro identifica o recrudescimento das hibridizações entre Oriente/Ocidente que vêm transformando processos de criação e espetáculos contemporâneos. O segundo apresenta e contextualiza a prática do butô desde sua origem até seu aparecimento no sul do Brasil. O terceiro momento descreve os procedimentos dessa expressão artística que foram experimentados como forma de fundamentar a performance dos participantes. A última parte aponta como essa expressão transformou as relações entre os performers e as tecnologias audiovisuais utilizadas em cena.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Butô, processos de criação, teatro e tecnologias.</p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/73320AS ESCRITAS DE SI E SUAS CORPOREIDADES NA CENA INTERMÍDIA 2024-05-21T16:07:09-03:00Flavia Coutoflaviacouto22@gmail.com<p>Esse artigo visa refletir sobre as corporeidades em rede na composição da cena intermídia, ao discorrer sobre o processo de criação do espetáculo de dramaturgias plurais UTERINA, uma pesquisa-criação realizada em imersão laboratorial no LANTISS (<em>Laboratoire des Nouvelles Technologies de l’Image, du Son et de la Scène</em>) na <em>Université Laval</em>, no Canadá, sob supervisão de Carole Nadeau. Serão descritos os procedimentos de espacialização do som, texto, vídeo e corpo no dispositivo cênico derivados das escritas de si. Além disso, através do relato desse processo de pesquisa-criação, pretende-se refletir sobre a composição da cena intermídia na proposição de uma experiência teatral imersiva e sensorial para o público.</p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/73318DESEJOS DA MÁQUINA EM A MÁQUINA DESEJANTE2024-05-21T16:21:55-03:00Guilherme Mayerguigammmayer@gmail.comCésar Lignellicesarlignelli@gmail.comJoão Lucasjoaolucasmusic@gmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo associar a ideia de desejo como produção e a ideia de voz esquizofônica e tecnologias <em>low-tech</em> para compreender aspectos criativos do espetáculo <em>A Máquina Desejante</em> (2023). Para tal, apresentar-se-á uma perspectiva conceitual de desejo e um percurso discursivo envolvendo operacionalidade, possibilidades, metáfora, sentido, técnica e fracasso, junto a imagens e relatos de alguns dos dispositivos desenvolvidos durante o processo criativo.</p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/72826CÓDIGO (NÃO)BINÁRIO:2024-03-24T17:03:09-03:00Benaia de Carvalho Senabenaiacarvalho1408@gmail.comJosé Flávio Gonçalves da Fonsecaflavio.g.f@gmail.com<p>O presente artigo tem como objetivo contribuir com os estudos voltados à criação cênica – mais especificamente no que tange a cena intermedial – compreendendo o objeto técnico enquanto elemento potencializador de seu desenvolvimento. Para isto, os autores Gilbert Simondon, Fernanda Areias, Marta Isaacsson, Ludovic Duhem, Gabriela Monteiro, entre outros, serão de suma importância para trazer luz a termos e perspectivas aqui utilizadas no processo criativo do corpo-mídia presente no experimento cênico autobiográfico <em>Código (Não)Binário, </em>realizado em laboratório.</p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/74306COMPONDO ESPAÇOS PARA A PERCEPÇÃO SENSÍVEL 2024-07-02T20:53:15-03:00Vanessa Corsovcorsobressan@gmail.comMarta Isaacssonmartaisaacsson@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo insere-se no campo das poéticas tecnológicas interdisciplinares e discute o aspecto sensorial da vivência do espectador como fator central da concepção cênica. São visitados os desafios enfrentados e os procedimentos adotados no processo de criação de O que se vê ao fechar os olhos, instalação teatral resultante de pesquisa-criação realizada no mestrado em Artes Cênicas do Programa de Pós-graduação da UFRGS. Diante de um mundo conturbado pela violência e por catástrofes climáticas, aposta-se no deslocamento funcional ordinário dos sentidos dos corpos como meio de fomentar novas formas de estar e agir no mundo, de estimular uma presença não automatizada, de constituir uma teatralidade do sensível.</span></p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/72432BIOTECNOLOGIAS DA CENA2024-05-21T16:02:36-03:00Dodi Tavares Borges Lealdodi@usp.br<p class="p1">Quais os limites do corpo e da tecnologia? Para que a cena teatral torne-se uma interface entre os aparatos orgânicos e maquínicos, ela precisa atender a quais pressupostos? De que modo as experiências atitudinais de gênero se organizam em valores estéticos e éticos da teatralidade? Este ensaio visa analisar alguns elementos provenientes das obras do teatrólogo brasileiro Augusto Boal e do filósofo espanhol Paul Preciado a fim de compreender o estatuto das biotecnologias da cena teatral atual. Considerando as corporalidades maquínicas e as tecnologias de gênero como imbricamentos que convocam a pensar os estremecimentos da ontologia diante dos discursos do “fim do corpo” e do “fim do gênero”, este estudo toma a composição <em>corpoluz </em>como um sintagma da inseparabilidade do circuito orgânico-maquínico. Para além do campo da iluminação cênica ou de outros dispositivos tecnológicos do fazer teatral, este texto aborda também alguns conjuntos conceituais que solicitam novas reflexões. Neste sentido, o pensamento sensível elaborado por Boal (2009), por exemplo, hoje poderia tensionar-se com as biotecnologias do pornopoder e com as estéticas dos tecnoecossistemas, como nos incita Preciado (2018). As decisões éticas de gênero da contemporaneidade, aqui cunhadas de <em>generética</em>, promovem inflexões transfeministas que se organizam não em encruzilhadas, mas em <em>encruzitravas</em>.</p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/73381ESPACIALIDADES E VISUALIDADES DA CENA EXPANDIDAS PELA AUDIODESCRIÇÃO2024-04-29T19:39:01-03:00Thiago de Lima Torreão Cerejeirathiagotcerejeira@gmail.com<p>Interessa aqui a discussão acerca de como as espacialidades e visualidades da cena podem ser expandidas pela palavra da audiodescrição, recurso de acessibilidade cultural que propicia a fruição pelo público com deficiência visual, em um processo tradutório intersemiótico, no qual transcria-se a poética da cena do visível para o audível. Aprofunda-se, dessa maneira, a partir de referenciais teóricos e filosóficos, a análise acerca da formação mental das imagens pelas pessoas usuárias do recurso, bem como das reverberações instauradas que podem, a partir dessa dilatação do olhar, deflagrar instâncias poéticas na experiência sensorial estética desses espectadores, conduzindo à reflexão sobre a própria ampliação e engendramento das possibilidades das artes da cena em campo expandido, considerando a perspectiva da acessibilidade enquanto criação poética.<br /><br /></p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/73211RASTROS DE REALIDADES2024-04-20T11:26:28-03:00Andre Luis Rosaalrosa@uem.brNathalia de Souza Mendesra119058@uem.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo discorre sobre algumas contribuições da Realidade Virtual (RV) e da Realidade Aumentada (RA) na criação cênico-visual no campo da arte e educação, com ênfase nas relações socioculturais estabelecidas entre a produção artística e pedagógica ao vivo e as mediações tecnológicas, considerando as dificuldades e desafios dessas interações no ambiente escolar. Baseia-se em uma revisão bibliográfica com análise discursiva e performativa, ao propor uma abordagem educacional e cultural centrada no hackeamento dos dispositivos de poder inerentes às tecnologias. Nota-se a necessidade de uma mediação cultural que considere os efeitos político-existenciais que as tecnologias operam nas subjetividades e nos corpos, tornando-se um processo crítico e criativo de reprogramação da vida.</span><span style="font-weight: 400;"> </span></p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/73504O CINEMA NA EMANCIPAÇÃO DO ALUNO:2024-05-21T15:58:48-03:00Cleber Luis Damacenoprofessordeartebim@gmail.com<p>Este estudo tem como objetivo e a análise do processo cinematográfico na escola e enseja as práticas escolares a respeito da utilização das novas tecnologias audiovisuais nas aulas de arte em uma escola pública. O artigo demonstra que a prática de cinema na escola favorece as vivências dos alunos e a emancipação dos estudantes, com a proposta de um ensino reflexivo da prática pedagógica, despertando potencialidades dos alunos para o ato artístico e criativo com a mediação do professor de arte. A pesquisa qualitativa de base fenomenológica. Foi utilizada a forma de pesquisa-ação. O objeto de estudo é a confecção de filmes realizados pelos alunos na escola.</p> <p> </p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicashttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/73973DRAMATURGIA E MEDIAÇÃO 2024-06-12T16:13:59-03:00Fernanda del Monteferdelmonte@yahoo.com<p>Neste artigo, Fernanda del Monte aprofunda a perspectiva proposta pelo pesquisador José A. Sanchez da dramaturgia como campo de mediação entre as várias linguagens e gramáticas. A autora faz um passeio pela literatura conceitual da abertura do texto clássico dramático a suas possibilidades de alargamento e expansão de seu território de enunciação, o espaço teatral e a escritura como textualidade e sua transmediação contemporânea em ambientes digitais.</p>2024-09-23T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas