Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos <p>Rascunhos é uma publicação eletrônica, de periodicidade semestral que reúne artistas-pesquisadores do Curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Prof.Artes da Universidade Federal de Uberlândia e de outras IES. Está ligada administrativamente ao Instituto de Artes da UFU.</p> pt-BR <p>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</p><p> </p><ol start="1"><li>Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. </li></ol><ol start="2"><li>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. </li></ol><ol start="3"><li>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja <a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html" target="_new">O Efeito do Acesso Livre</a>).</li></ol> rascunhos.geac@gmail.com (Narciso Telles) rascunhos.geac@gmail.com (Estágio IARTE) Sat, 28 Jan 2023 15:01:49 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/67297 <p>Apresentação da Edição Especial.</p> Narciso Telles Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/67297 Sat, 22 Oct 2022 00:00:00 -0300 EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS E SABERES EM TRÂNSITO NA PESQUISA TEATRAL CONTEMPORÂNEA https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/55732 <p>O texto aqui apresentado é derivado de um conjunto de reflexões tecido como parte da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e intitulada “A Produção da Pesquisa em Teatro no Brasil: das condições sociais e epistemológicas às condições estéticas”. O referido projeto emerge das minhas angústias, inquietudes e indagações face às condições nas quais são produzidas as pesquisas no campo do teatro nas instituições universitárias públicas brasileiras, principalmente, no decorrer da última década. O viés analítico está perspectivado pelos estudos pós-coloniais e decoloniais, de modo a contribuir para os debate em torno do projeto de descolonização epistemológica e estética das práticas e saberes teatrais.</p> Adilson Florentino Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/55732 Sat, 22 Oct 2022 00:00:00 -0300 NO FRIO DA SALA DE AULA VIRTUAL, O ENCONTRO COM UM PEQUENO CALOR https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/64362 <p>Este artigo se propõe a comentar o percurso de um ano letivo de ensino da disciplina Teatro no modelo remoto para crianças do 2º e do 4º anos do ensino fundamental do CAp UERJ, onde a necessidade de adaptação ao ensino remoto se interpôs na realidade escolar por imposição de uma pandemia viral.</p> <p>Deste modo, pensei e experimentei métodos que se destacaram pela manutenção do espírito do <em>jogo</em> e da <em>imaginação</em>, mesmo num ambiente virtual. Trabalhou-se o <em>jogo</em> no <em>tempo de casa</em> no modo solo e com a participação da família. Além disso, os experimentos metodológicos suscitaram a minha participação como artista docente que instrui o jogo e participa ativamente da ação.</p> <p>Aqui é feito um relato do percurso e os métodos de que intuitivamente lancei mão, associados a um arcabouço teórico clássico da pedagogia do teatro, tais quais os conceitos de <em>Imaginação</em> (BROOK), <em>Ações Físicas</em> (STANISLAVSKY), <em>Jogo</em> (RYNGAERT) e <em>Brincadeira</em> (BENJAMIN).</p> Ana Carolina Paiva Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/64362 Sat, 22 Oct 2022 00:00:00 -0300 THEATER COGNITION AND EDUCATION https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/63722 <p>A proposal for a systematic identification, in everyday life, of a type of thinking, herein called “theater cognition”, concerning the theatrical aspects of what we live. It aims to suggest criteria and manners of planning and conducting theater classes that, by touching on this cognition, can magnify more powerful relationships with this theatrical dimension of life, which relates both to more sophisticated values from each culture and to survival issues, contributing to theater education.</p> André Luiz Lopes Magela Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/63722 Sat, 22 Oct 2022 00:00:00 -0300 A EXPERIÊNCIA REVISITADA https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/63903 <p>O presente artigo trata-se de uma pesquisa já concluída, trazendo em relato a experiência da atividade realizada no CAPS ad – Centro de Atenção Psicosocial para usuários de álcool e outras drogas, uma instituição de Saúde Pública voltada a tratamento de transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Foram desenvolvidas atividades de teatro de formas animadas e alguns jogos teatrais do dramaturgo Augusto Boal. Esse trabalho conta com uma busca por uma metodologia de ensino do teatro no âmbito da saúde mental que possa permitir uma apropriação, por parte dos pacientes, dos conceitos próprios a linguagem teatral, e ao mesmo tempo, a interação e reiteração social destes por meio de exercícios e experiências com esta linguagem.</p> Barbara Duarte Benatti Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/63903 Sat, 22 Oct 2022 00:00:00 -0300 TRAJETO CRIATIVO https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/57814 <p>O presente artigo analisa o processo criativo instaurado para gerir a continuidade da narrativa da peça <em>Ideias Novas </em>de Graciliano Ramos, composta somente de um ato. A metodologia foi embasada na análise ativa de Stanislávski, na premissa da criação por meio da atmosfera criativa e de <em>études</em>. Os estudantes experimentaram a criação pelo passo a passo de uma montagem teatral, com apresentações abertas ao público.<span class="Apple-converted-space">&nbsp;</span></p> Carla Medianeira Antonello Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/57814 Sat, 22 Oct 2022 00:00:00 -0300 O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE TEATRO https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/64236 <p>O presente artigo versa sobre o estágio supervisionado na formação inicial de acadêmicos do Curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR, Campus de Curitiba II. Esta investigação se fundamenta nos estudos teóricos, sobretudo em autores com pesquisas voltadas para o estágio e o ensino do teatro. O escopo teórico está atrelado à pesquisa de campo, especialmente em distintas escolas do ensino básico. O intuito é o aprofundamento da reflexão sobre esta etapa acadêmica à luz do exercício docente no âmbito escolar.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Guaraci da Silva Lopes Martins Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/64236 Sat, 22 Oct 2022 00:00:00 -0300 TEATRO EMPRESA https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/61144 <p>Este artigo tem como principal objetivo refletir por meio do conceito Teatro Empresa a prática teatral desenvolvida pela Companhia Cambalhotas, grupo de teatro criado no bairro do Anjo da Guarda; periferia de São Luís, que desenvolveu inúmeros trabalhos teatrais nesta perspectiva de mercado cênico. E como a problemática apresentada pelas Políticas Públicas Culturais pode impactar a produção desenvolvida por artistas de teatro, influenciando-os a buscarem novas alternativas mercadológicas para sua arte e manutenção. Outros aspectos levantados neste artigo serão o processo de montagem, o público e a atuação desenvolvida para o Teatro Empresa, principalmente em relação aos espetáculos Mata sem Bicho, Bicho sem Mata, desenvolvido entre os anos de 2008 e 2012; e Realidade ou Pesadelo, desenvolvido entre 2009 a 2013.</p> <p><strong>Palavra - chave: </strong>CRIAÇÃO,EMPRESA,MERCADO,TEATRO,VENDA</p> Jurandir Eduardo Pereira Junior, José Evandy Leite Oliveira Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/61144 Sat, 22 Oct 2022 00:00:00 -0300 PERFORMANCE O CULTO E O PAPEL DA MULHER NA BÍBLIA https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/60880 <p>Este artigo propõe relatar uma experiência através da narrativa autobiográfica sobre o processo de criação da performance O Culto. No decorrer do texto apresento e entrelaço minha relação pessoal com a religião, o feminismo e a performance. Por meio de ferramentas autoetnográficas e pesquisa bibliográfica proponho uma análise na intersecção entre performance, feminismo e religião e como esses temas me atravessaram emergindo a necessidade de criar o trabalho artístico. Na discussão proposta relato a criação da performance e teço pontualmente interpretações das passagens usadas no trabalho, sobre como os homens representam a mulher na bíblia e a relação com o patriarcado. A arte da performance possibilita desestabilizar (ainda que numa microesfera) o discurso dominante, entre outras formas de dominação e opressão.</p> Mariana Dias Pereira de Lima Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/60880 Sat, 22 Oct 2022 00:00:00 -0300 REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ENSINO, APRENDIZAGEM E TREINAMENTO DAS MÚLTIPLAS HABILIDADES DO ATOR-CANTOR-BAILARINO CONTEMPORÂNEO https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/58714 <p>O intuito deste trabalho é o de gerar reflexões e buscar ferramentas, conceitos e<br />caminhos que colaborem para ampliarmos as possibilidades de ensino,<br />aprendizagem e treinamento das habilidades inerentes ao ator-cantor-bailarino, de<br />modo a propiciarmos um ambiente educacional que leve em consideração as<br />particularidades de cada indivíduo no processo de aquisição e desenvolvimento das<br />habilidades de interpretação, canto, dança e da mescla dessas habilidades em<br />simultaneidade de execução.</p> Tiago Elias Mundim Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/58714 Sat, 22 Oct 2022 00:00:00 -0300 INTERMEZZO LATINO https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/56333 <p>Inspirado em obras historiográficas e literárias acerca dos processos de colonização na América Latina, o presente texto dramatúrgico aborda as violências, os silêncios e o autoritarismo político presentes no encontro entre colonizadores e nativos. Através da figura de Malinche, indígena que teve um papel fundamental na mediação cultural entre os europeus e o mundo autóctone durante o período colonial, a dramaturgia transita por personagens, situações, alegorias e rubricas carregadas de proposições sensoriais que dialogam com cicatrizes históricas que se fazem presentes na sociedade latino-americana até os dias atuais.</p> Tiago Silva Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/56333 Sat, 22 Oct 2022 00:00:00 -0300 TEATRO DE FRONTEIRA, UMA DÉCADA https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/61018 <p>O Teatro de Fronteira é um grupo cênico pernambucano que trabalha com as noções de Biodrama e Teatro Documentário. Nesta entrevista, o fundador da companhia, Rodrigo Dourado, recupera a origem e a trajetória artística do grupo, reflete sobre seus modos de produção, suas escolhas poético-estéticas. Faz considerações sobre a criação em tempos pandêmicos e elucida as motivações políticas do trabalho do Fronteira.</p> Rodrigo Carvalho Marques Dourado Copyright (c) 2022 Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/61018 Sat, 22 Oct 2022 00:00:00 -0300