Informação sobre Fluxo Contínuo
A Editoria da Rascunhos informa que está SUSPENSO POR TEMPO INDETERMINADO o recebimento de artigos em fluxo contínuo fora dos dossiês temáticos.
Saiba mais sobre Informação sobre Fluxo ContínuoRascunhos é uma publicação eletrônica, de periodicidade semestral que reúne artistas-pesquisadores do Curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Prof.Artes da Universidade Federal de Uberlândia e de outras IES. Está ligada administrativamente ao Instituto de Artes da UFU.
A Editoria da Rascunhos informa que está SUSPENSO POR TEMPO INDETERMINADO o recebimento de artigos em fluxo contínuo fora dos dossiês temáticos.
Saiba mais Saiba mais sobre Informação sobre Fluxo ContínuoEste volume especial ‘Sala de Ensaios’ da Revista Rascunhos é composto por um conjunto variado de textualidades sobre processos de formação, pesquisa e criação em Artes Cênicas. Aqui o/a leitor/a encontrará estudos contemporâneos que permitem a construção de um caleidoscópio de temas e enfoque variados acerca das Artes Cênicas.
CHAMADAS ABERTAS:
Estamos recebendo submissões para os Dossiês:
1) O dossiê Corporalidades na educação é fruto dos diálogos estabelecidos no Grupo de Trabalho Corpos e corporalidades em educação e a educação dos corpos por ocasião do IV Encontro Latinoamericano de Investigadores/as sobre Corpos e Corporalidades nas Culturas, realizado em agosto 2021. A partir dos contextos, ideias e abordagens metodológicas transdisciplinares presentes nas pesquisas de diferentes países latinoamericanos, observamos a emergência de uma diversidade de sentidos para as noções de corpo e corporalidade, que se desdobram em diferentes possibilidades de pensamento e ação no campo educativo. Assim, convidamos docentes e pesquisadores a enviarem seus trabalhos para o presente dossiê da Revista Rascunhos, que aceita submissão de artigos, ensaios (escritos e/ou visuais), entrevistas, entre outras formas contempladas pelo template do periódico. Serão bem vindas proposições para a seção “Dossiê: Corporalidades na Educação” até o dia 31 de março de 2022, em português e espanhol, vinculadas aos seguintes temas:
- Corporalidades e formas de educação em diferentes culturas e cosmovisões, além das ditas culturais ocidentais;
- Corporalidades e marcadores de diferenças sociais em contextos educativos - gênero, raça, etnia, idade…;
- Corporalidades, educação e os diferentes campos artísticos;
- Corporalidades, convívio e pedagogias como saber/cuidado de si;
- Corporalidades e educação no contexto da pandemia;
- Corporalidades e educação nos diferentes níveis de ensino.
Llamada dossier Corporalidades en la educación
El dossier Corporalidades en la educación es el resultado de los diálogos establecidos en el Grupo de Trabajo n°5 Cuerpos y Corporalidades en la Educación y la Educación de los Cuerpos con motivo del IV Encuentro Latinoamericano de Investigadores sobre Cuerpos y Corporalidades en las Culturas, realizado en agosto de 2021. A partir de contextos, ideas y enfoques metodológicos transdisciplinarios que son parte de investigaciones en desarrollo en diferentes países de América Latina, observamos el surgimiento de una diversidad de significados para nociones de cuerpo y corporeidad, que se despliegan en diferentes posibilidades de pensamiento y acción en el campo educativo. Así, invitamos a profesores e investigadores a enviar sus trabajos al presente dossier de la Revista Rascunhos, que acepta envío de artículos, ensayos (escritos y / o visuales), entrevistas, entre otras formas contempladas por la plantilla de la revista. Se aceptan propuestas para la sección "Dossier: Corporalidades en la educación" hasta el 31 de enero, en portugués o español, relacionadas con los siguientes temas:
- Corporalidades y formas de educación en diferentes culturas y cosmovisiones, además de las llamadas “culturas occidentales”;
- Corporalidades y marcadores de diferencia social en contextos educativos - género, raza, etnia, edad…;
- Corporalidades, educación y los diferentes campos artísticos;
- Corporalidades, convivio y pedagogías como saber/cuidado de sí.
- Corporalidades y educación en el contexto de la pandemia;
- Corporalidades y educación en diferentes niveles educativos.
Organização:
André Bocchetti (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil)
Hilderman Cardona Rodas (Universidad de Medellín – Colombia)
Jovanna Díaz (Universidad de Piura- Peru)
Julia Broguet (Universidad Nacional de Rosario - Argentina)
Julia Castro Carvajal (Universidad de Antioquia - Colombia)
Miguél Ángel Rodriguez (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla - México)
Paulina Maria Caon (Universidade Federal de Uberlândia - Brasil)
* Fluxo contínuo: [SUSPENSO O RECEBIMENTO ATÉ JANEIRO DE 2023] Artigos originais oriundos de pesquisas de iniciação ciêntífica (em co-autoria com o(a) orientador(a)), mestrado, doutorado ou pós-doutorado na área de artes cênicas podem ser submetidos a qualquer momento pelo sistema de fluxo contínuo. A revista também aceita textos teatrais inéditos, resenhas, traduções e artigos em formatos audiovisuais diversos que obrigue expandir as políticas editorais para as artes da cena.
ATENÇÃO PARA O USO DA FOLHA DE ESTILOS DA REVISTA, disponível: aqui.
ISSN: 2358-3703
Revista Qualis A1 - CAPES Periódicos (2017 - 2021)
A Revista Rascunhos é uma das ações do Grupo de Estudos e Investigação sobre Processos de Criação e Formação em Artes Cênicas (GEAC)
Associada às seguintes bases de dados e diretórios:
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.