PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO TEATRAL: aulas de Teatro com Pré-Adolescentes no CAIS Santa Cruz de Minas

Autores

  • Gabriel José Carneiro Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-15

Resumo

O texto descreve a condução de aulas de teatro em relação a princípios filosóficos e teatrais, os quais podem permear o professor no processo de condução e planejamento das aulas, além de serem conduzidos intensamente com os alunos dentro da aula. A partir dos trabalhos em grupo de pesquisa que articula princípios, filosofias e práticas originários dos escritos de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jerzy Grotowski, conduzido pelo professor André Luiz Lopes Magela semanalmente no grupo "GDE - Grotowski Deleuze Educação", este texto articula referências teóricas e a prática de conduzir aulas de teatro. O objetivo é refletir sobre o que pode justificar uma aula de teatro, os possíveis conteúdos e metodologias trabalhados. Em análise estará a experiência conduzida no CAIS, Centro de Atenção Integral de Santa Cruz de Minas, em Minas Gerais, entre abril e Julho de 2018.

Palavras-chave: pensamento corporal, imagem e corpo, imaginário, estética do intensivo

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Biografia do Autor

Gabriel José Carneiro, Universidade Federal de São João del-Rei

Ator, diretor de teatro, professor de teatro e preparador de elencos. Bacharel e Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de São João del-Rei, UFSJ, e formação como técnico em informática Instituto Federal de Minas Gerais - IFSUDMG. Experiência no campo da arte, fotografia, imagem e som e artes cênicas, com foco em teatro. Nasceu em Barbacena, estado de Minas Gerais, Brasil. A sua formação artística iniciou-se em 2006, através do projecto "Andanças - Bairro Encena", organizado pela associação cultural "Cia Elas Por Elas" e promovido pela empresa Saint Gobain. O projeto obteve em 2006 o troféu francês LEtoile. Completou um semestre internacional na Hochschule Für Kunst Braunschweig HBK e fez um estágio no Staatstheater Braunschweig. No estágio, ele participou do projeto teatral "F

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Publicado

2018-12-20

Como Citar

Carneiro, G. J. (2018). PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO TEATRAL: aulas de Teatro com Pré-Adolescentes no CAIS Santa Cruz de Minas. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 5(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-15

Edição

Seção

Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade