VIDEODANÇAMENTOS NA ESCOLA: experimentos artísticos e pedagógicos no ensino de dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-13

Resumo

O texto discute sobre a experiência do uso das tecnologias digitais em processos artísticos e pedagógicos em dança. A partir da experimentação, foram criados vídeos nas suas mais diferentes vertentes: como registros de dança, documentários e videodanças. Os experimentos foram denominados videodançamentos e proporcionaram ao(à) jovem pensar/fazer a dança numa perspectiva criativa e inventiva, ser autor(a) de sua obra e expandir seus saberes/fazeres sobre a dança na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neila Cristina Baldi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Oneide Alessandro Silva Santos, Licenciando em Dança-UFSM

Licenciando em Dança. Bolsista PIBID. UFSM

Referências

AGUIRRE, Imanoel. Entornos da aprendizagem entre jovens produtores de cultura visual: traços e características. In: TOURINHO, Irene. MARTINS, Raimundo. Pedagogias culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014. p.247-274

BARBOSA, Larissa Ferreira Regis. Dança transmídia: as táticas de corpo composto. 2016. 396 Fls. Tese (Doutorado em Arte). Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

BITTENCOURT, Adriana. Imagens da mídia, imagens do corpo, imagens da dança: tensões na pluralidade da cena contemporânea. Dança, Salvador, v. 3, n. 2 p. 59-68, jul/dez. 2014.

BORGES, Patrícia Pereira. Estudos e experimentos em videodança: um trabalho de colaboração entre o artista visual e corporal. Repositorio, UFU, 2014.

CERBINO, Beatriz; MENDON

FILHO, Aldo Victorio. Culturas juvenis para além dos interditos culturais: o funk carioca, potência e beleza. In: TOURINHO, Irene. MARTINS, Raimundo. Pedagogias culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014. p.275-292

LEITE, Marcelo Denny. Corpos dilatados: relações contemporâneas brasileiras entre cena e tecnologias. Revista Sala Preta, São Paulo, vol. 15, n. 2, p. 137-148, 2015.

LEMOS, André. Arte eletrônica e cibercultura. Revista Famecos, mídia, cultura e tecnologia, n. 6, jun. 1997, p. 21-31.

MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MARTINS, Raimundo. S

MISI, Mirella. Sistemas de realidade aumentada como ambientes para a dança contemporânea. Dança, Salvador, v. 1, n. 4 p. 11-24, jan./jun. 2015.

PIMENTEL, Lucia Gouveia. Novas territorialidades e identidades culturais: o ensino de arte e as tecnologias contemporâneas. In: 20 ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, Anais..., Rio de Janeiro: Anpap, 2011. Disponível em: In: http://www.anpap.org.br/anais/2011/pdf/ceav/lucia_gouvea_pimentel.pdf Acesso em 01.02.18.

RODRIGUES, Renato Ribeiro. SOUZA, Paulo Henrique Alves. Danças midiáticas no contexto escolar: limites e possibilidades significativas. In: IV Seminário Nacional Corpo e Cultura. Anais... Goiânia: Faculdade de Educação/Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), 2013. ISSN 2175-554X.

SANTANA, Ivani. Corpo-dança expandido pelos

SANTANA, Ivani. Configurações da dança na cultura digital: relatos sobre experimentações e reflexões da dança com mediação tecnológica. In: PEREIRA; Antonia. ISAACSSON; Marta. TORRES, Walter. (orgs). Cena, corpo e dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. Rio de Janeiro : Pão e Rosas, 2012b.

SANTANA, Ivani. Dança na cultura digital. Salvador: EDUFBA, 2006.

SANTANA, Ivani. Corpo aberto: Cunningham, dança e novas tecnologias. São Paulo: Educ, 2002.

SANTOS, Bruna Bardini. Videodança na escola: reflexões sobre o corpo e a dança no contexto escolar. 2015. 156 fl. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015

SILVA, Diego da. GROTTO, Valdair. Vídeo, dança e comunicação e suas ligações com a mídia. In: XII CONGRESSO DE CI

TOMAZZONI, Airton. O zoológico dançante da TV: lacraias, cachorras, tigrões e outros bichos. In: Lições de Dança 5, p.39-53, Rio de Janeiro: UniverCidade, 2005.

TOMAZZONI, Airton. Lições de dança na mídia. Educação, v. 38, abr. 2015, p. 77-86.

TORRES, Walter. (orgs). Cena, corpo e dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade. Rio de Janeiro : Pão e Rosas, 2012b.

VALLE, Flavia Pilla. PIBID e a experiência da dança no currículo. In: BELLO, SAMUEL Edmundo Lopez. UBERTI, Luciane (orgs). Iniciação à docência: articulações entre ensino e pesquisa. São Leopoldo; Oikos, 2013. P.99-110.

WOLFF, Silvia. Corpo Tecnológico: Sobre as Relações entre Dança, Tecnologia e Videodança. Cena 14. 2013

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Baldi, N. C., & Santos, O. A. S. (2018). VIDEODANÇAMENTOS NA ESCOLA: experimentos artísticos e pedagógicos no ensino de dança. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 5(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-13

Edição

Seção

Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade