A implantação da disciplina projetos de vida em dois estados brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.63264Palabras clave:
Projetos de vida – componente curricular – juventudes - BNCCResumen
Neste artigo problematizaram-se os projetos de vida como componente curricular do ensino médio, bem como as concepções teóricas que embasam sua organização e implementação nas escolas das redes estaduais de Goiás e de São Paulo. Para esse propósito, recorreu-se à análise documental das fontes: Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Material do Educador (GOIÁS, 2016), Programa Inova Educação (SÃO PAULO, 2020a), entre outras. Como resultado, notou-se que as propostas analisadas expressam os desafios à formação escolar das juventudes com a reforma curricular em curso, e revelam a fragilidade de fontes científicas em sua fundamentação. Percebeu-se, ainda, que os documentos analisados apresentam um discurso de caráter prescritivo e linear, que valoriza competências individuais e empreendedoras, as quais se distanciam de uma concepção de projetos de vida para as juventudes que potencialize uma formação mais crítica e autônoma.
Descargas
Citas
ALVES, Maria Zenaide. Ser alguém na vida: juventude, migração e projetos de vida. Curitiba: Editora Appris, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC, 2018.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 5/6, n. 24, p. 40-52, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300004
DI GIOVANNI, Rosângela. Projetos de vida. Um estudo das representações femininas do aborto. 1983. 2001f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade de Campinas, Campinas, 1983.
DUARTE, A. M. C.; REIS, J. B. dos; CORREA, L. M.; SALES , S. R. A contrarreforma do Ensino Médio e as perdas de direitos sociais no Brasil. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–26, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.22528. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22528. Acesso em: 2 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.22528
FODRA, Sandra Maria. O projeto de vida no ensino médio: o olhar dos professores de História. 2016. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
GISHITOMI, Fábio Aragaki. Encontros na terceira idade - autobiografia e devir. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
GOIÁS. SEDUC/ICE. Material do Educador. Escola da Escolha. Aulas de projeto de vida. 1º e 2º anos do Ensino Médio. ICE. 2016, 1ª edição, 648p.
GUEDES, Débora Wilza de Oliveira. Educação continuada e projeto de vida de pessoas idosas. Orientador: Nadia Dumara Ruiz Silveira. 2006. 122f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Abordagens qualitativas de pesquisa: a pesquisa etnográfica e o estudo de caso. In: LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2013.
OIT. OIT Escritório no Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Juventude e trabalho informal no Brasil. Brasília: OIT, 2015. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---americas/---ro-lima/---ilo-brasilia/documents/publication/wcms_526213.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Inova Educação. São Paulo. 2020a. Disponível em: https://inova.educacao.sp.gov.br. Acesso em: 04 ago. 2020.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Inova Educação - Lançamento. São Paulo, 2020b. Disponível em: https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/sites/2/2019/05/Inova-Educac%cc%a7a%cc%83o-%e2%80%93-Lanc%cc%a7amento2.pdf. Acesso em: 04 ago. 2020.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Inova Educação – Transformação hoje, inspiração amanhã (Para a Imprensa). São Paulo, 2020c. Disponível em: https://inova.educacao.sp.gov.br/wpcontent/uploads/sites/2/2019/05/Inova_Educacao_Jornalistas.pdf. Acesso em: 04 ago. 2020.
SILVA, Henrique Souza da. A concepção e construção de Projeto de Vida no Ensino Médio: um componente curricular na formação integral do aluno. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
SOUSA, Michela Augusta de Moraes. Juventudes e a disciplina projeto de vida em uma escola em tempo integral de Catalão-GO. 2020. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Catalão, 2020.
SOUSA, Michela Augusta de Moraes; ALVES, Maria Zenaide. Projetos de Vida, um conceito em construção. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen-RS, p. 145-165, mai./ago. 2019. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/3387/pdf. Acesso em: 06 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.31512/19819250.2019.20.02.145-165
VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 3 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Olhares & Trilhas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.