A implantação da disciplina projetos de vida em dois estados brasileiros

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.63264

Palabras clave:

Projetos de vida – componente curricular – juventudes - BNCC

Resumen

Neste artigo problematizaram-se os projetos de vida como componente curricular do ensino médio, bem como as concepções teóricas que embasam sua organização e implementação nas escolas das redes estaduais de Goiás e de São Paulo. Para esse propósito, recorreu-se à análise documental das fontes: Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), Material do Educador (GOIÁS, 2016), Programa Inova Educação (SÃO PAULO, 2020a), entre outras. Como resultado, notou-se que as propostas analisadas expressam os desafios à formação escolar das juventudes com a reforma curricular em curso, e revelam a fragilidade de fontes científicas em sua fundamentação. Percebeu-se, ainda, que os documentos analisados apresentam um discurso de caráter prescritivo e linear, que valoriza competências individuais e empreendedoras, as quais se distanciam de uma concepção de projetos de vida para as juventudes que potencialize uma formação mais crítica e autônoma.

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MARIA ZENAIDE ALVES, UFG

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Citas

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Publicado

2022-07-13

Cómo citar

ALVES, M. Z.; PERES, S. M.; NUNES, M. .; SOUSA, M. A. de M. A implantação da disciplina projetos de vida em dois estados brasileiros. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.63264. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/63264. Acesso em: 22 jul. 2024.