Debate de gênero pelas brechas da BNCC:

feminismo negro e arte em foco

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.77555

Keywords:

BNCC, feminismo negro, Gênero, Ensino de Arte, Currículo

Abstract

Reconhece-se nesse estudo a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como parte de um contexto global de aliança neoconservadora e neoliberal e admite-se a possibilidade de professores (as) se sentirem desencorajados(as) a debater gênero em sala de aula por conta da ausência da temática na BNCC. Diante desse problema, este estudo realizou uma análise documental da BNCC com o objetivo de identificar brechas no documento que possam contribuir para o debate de gênero nas escolas, especialmente em aulas de Arte do Ensino Fundamental. Sedimentada no feminismo negro, em estudos sobre gênero e educação, e em análises documentais de outras pesquisadoras, a investigação revelou que, apesar do apagamento da temática no documento, determinados significantes vazios, habilidades em unidades temáticas de Arte e diretrizes voltadas para a educação das relações étnico-raciais, quando abordadas sob uma perspectiva interseccional, podem ser explorados como caminhos ao debate de gênero no Ensino de Arte.

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Author Biographies

  • Juliana Zarur Zarur de Andrade Silva, Colégio Pedro II

    Especialista em Arteterapia em educação e Saúde, mestranda do Mestrado Profissional em práticas da Educação Básica (MPPEB) do Colégio Pedro II e professora de Artes Visuais da mesma instituição.

  • Jorge Luiz Marques de Moraes, Colégio Pedro II

    Doutor em Literatura Brasileira,  professor do Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB), professor de português do Colégio Pedro II e do Colégio Militar.

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Published

2025-09-21

How to Cite

ZARUR DE ANDRADE SILVA, Juliana Zarur; MARQUES DE MORAES, Jorge Luiz. Debate de gênero pelas brechas da BNCC:: feminismo negro e arte em foco. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.2.77555. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/77555. Acesso em: 5 dec. 2025.

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